Intelectual cubano pede reforço no apoio à defesa da humanidade

No último feriado, a Semana Santa, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo, participou de um encontro no Rio de Janeiro que reuniu além de escritores, jornalistas, entre outros, o escritor e intelectual cubano Abel Prieto que também é conselheiro da equipe do presidente de Cuba, Raul Castro. Abel chamou os convidados para reforçar a Rede de Redes em Defesa da Humanidade (REDH), preocupado com o rumo suicida que a sociedade atual está tomando.

Por Ramon de Castro, para Rádio Vermelho

“A REDH surgiu a partir de um encontro do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, em 2003, com intelectuais mexicanos, quando Pablo Gonzalez Casanova fez um chamamento pela Paz diante das ameaças de guerra ao Iraque, durante uma atividade que reunia escritores cubanos e mexicanos”, falou Reinaldo. “Lembremos que em 2003, o mundo estava diante de gravíssimas ameaças à paz, com o desencadeamento da guerra ao Iraque pelos Estados Unidos. Na América Latina, estava no auge o terrorismo midiático contra Cuba”, completou.

O movimento agrupa escritores, artistas, acadêmicos de todas as áreas, ambientalistas, religiosos, cientistas, estudantes, desportistas, trabalhadores, movimentos sociais e meios de comunicação alternativos. “Sua plataforma de trabalho e luta inclui bandeiras como a defesa da paz, da integração dos povos, de uma economia emancipadora e solidária, a soberania nacional e a legalidade internacional, a unidade na diversidade e a cultura para todos, acesso de todos ao conhecimento, a participação popular, a verdade e a pluralidade da informação”, contou o editor.

Para José Reinaldo, o grande culpado desse caminho que estamos trilhando é o sistema opressor ao qual estamos sujeitos. “Isso se expressa no aprofundamento da crise sistema do capitalismo, na degradação das condições de vidas dos povos, no desequilíbrio ambiental e nas ameaças à paz e à segurança dos povos”, falou.

Confira a coluna na íntegra na
Rádio Vermelho: