100 anos de Dorival Caymmi

Nesta quarta-feira (30), completam-se 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A espontaneidade que marcava as composições do artista faz com que sua obra seja ainda hoje atual. Em entrevista à Rádio Educadora FM, os filhos do músico, Danilo e Dori Caymmi, disseram que foram diretamente influenciados pelo pai, e também se tornaram artistas.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho, com agências

Danilo descreve Dorival como um homem contemplativo, um "janeleiro" que adorava observar a paisagem e as pessoas. Segundo Dori, apesar do sucesso e do amor pela música, o pai se preocupava com o futuro dos filhos na carreira artística.

O músico deixou como herança suas canções, inspiradas no mundo que ele via ao seu redor, retratando o mar e a natureza, os pescadores, o povo negro, sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro. "Há uns olhos especiais pra ver a música. Primeiro ver a música, depois digeri-la, e transformá-la numa canção. Você vê, vê primeiro", dizia. Dorival faleceu em 2008, em sua casa no Rio de Janeiro, depois de lutar durante nove anos contra um câncer renal.

Ouça o áudio completo na Rádio Vermelho: