Vanessa Grazziotin defende atuação do governo na área ambiental 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rebateu as críticas de que a presidenta Dilma Rousseff teria demarcado número menor de áreas de proteção ambiental do que os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. “O Brasil tem se preocupado muito com a política de preservação”, afirmou. 

A senadora lembrou que a presidenta Dilma ainda não concluiu seu quarto ano de mandato, enquanto Lula e Fernando Henrique governaram por oito anos. Por isso, ela acha injusta a comparação.

Segundo Vanessa Grazziotin, o Brasil vem obtendo resultados positivos na preservação ambiental, tanto que hoje quase 17% do território brasileiro é de áreas de conservação. Além disso, ressaltou, o país tem a meta de demarcar 30% da Amazônia e 10% dos demais biomas para conservação.

A senadora afirmou que o esforço do Brasil tem sido destaque no empenho mundial para a preservação ambiental, pois 74% das áreas protegidas criadas em todo o mundo entre 2003 e 2008 foram em território brasileiro. Atualmente, observou a senadora, o Brasil tem a quarta maior área terrestre sob proteção, atrás apenas de Estados Unidos, Rússia e China.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado