Ucrânia faz guerra em cidade controlada por milicianos pró-Rússia

As autodefesas da cidade ucraniana de Slaviansk informam sobre o início de uma operação em grande escala por parte dos destacamentos enviados desde Kiev, capital da Ucrânia.Tanto o Exército ucraniano como a aviação abriram fogo em zonas urbanas.

Um porta-voz das milícias locais informou sobre o deslocamento de forças militares à agência noticiosa russa Interfax uma hora depois que os alarmes da defesa civil de Slaviansk foram acionados ante os primeiros disparos.

Leia também:
Miguel Urbano Rodrigues: A humanidade na beira do abismo

Os ataques simultâneos foram empreendidos contra todos os pontos de controle das autodefesas, dos quais se aproximaram vários veículos blindados, ao tempo em que as unidades de desembarque desciam de helicópteros militares.

Um desses helicópteros, modelo Mi-24, foi derrubado pelas forças de autodefesa. Segundo declarou o autoproclamado prefeito popular e líder das forças de autodefesa, Viacheslav Ponomariov, os milicianos tomaram o piloto como prisioneiro. Outro helicóptero, atingido por disparos, foi obrigado a fazer um pouso de emergência fora da cidade. Um de seus pilotos morreu e o outro fugiu, disse Ponomariov.

As forças de autodefesa conseguiram derrubar um terceiro helicóptero Mi-24 em Slaviansk com lançadores de granadas, informa a agência Ria Novosti.

As autoridades ucranianas bloquearam o tráfego ferroviário ao redor da cidade. O ministro do Interior do país, Arsén Avákov, disse que as forças de segurança tomaram 10 postos de controle em Slaviansk.

Vários milicianos ficaram feridos como consequência dos ataques bélicos, segundo informou uma fonte no quartel-general das autodefesas 'federais' à agência Interfax.

Os grupos de assalto se apoderaram da colina Karachún, que domina a cidade. As tropas de assalto igualmente tomaram o controle da emissora de televisão local e da estação ferroviária.

Os milicianos que estão de guarda em um dos pontos de controle situado na rodovia que une Slaviansk com a cidade vizinha de Kramatorsk informaram sobre a chegada de seis veículos blindados da Infantaria de marinha. Seus tripulantes ainda não abriram fogo.

As milícias populares estão deslocando-se pelos bairros urbanos. Seus efetivos estão armados com rifles de assalto, escopetas e coquetéis molotov.

Por parte de Kiev, participam na operação 20 helicópteros, infantaria integrada tanto por recrutas como por militares contratados, apoiada por veículos blindados.

As forças de autodefesa recomendaram aos civis que vão para os porões dos edifícios durante todo o tempo que durem os ataques. Slaviansk está completamente bloqueada, os combates ocorrem no centro da cidade.

Um chefe das forças de autodefesa, Igor Strelkov, denuncia a demolição pelas forças do governo central ucraniano de vários edifícios contíguos aos pontos de controle. Várias casas foram alvejadas dentro da cidade.

Reação da Rússia

Com o início da operação especial em grande escala em Slaviansk, as autoridades de Kiev realmente destruíram a última esperança de poder aplicar os acordos de Genebra, afirmou o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov.

"De fato, enquanto a Rússia está fazendo esforços para reduzir a escalada do conflito e resolvê-lo, Kiev está fazendo uso de aviões de combate contra localidades ucranianas e pôs em marcha uma operação especial, destruindo efetivamente a última esperança para viabilizar os acordos de Genebra", disse o secretário de imprensa presidencial.

Segundo o porta-voz da presidência russa, as autoridades autoproclamadas de Kiev terão que assumir inevitavelmente a responsabilidade pela decisão de levar a cabo a operação militar no sudeste da Ucrânia, em primeiro lugar perante seu próprio povo.

Redação do Vermelho com Russia Today