Sem Fronteiras: Jornalistas lançam meio alternativo à dominação

Acaba de ser lançado um jornal online internacional, com sede em Lisboa, Portugal. O Jornalistas sem Fronteiras é um recurso qualificado de notícias mundiais, análises e artigos de opinião produzidos por uma rede internacional de profissionais da comunicação social, inicialmente editado em língua portuguesa. Neste sentido, o Portal Vermelho, apoiando a iniciativa, assume o compromisso de colaborar com o jornal virtual, com o qual fará intercâmbios regulares.

Segundo o estatuto do novo meio, lançado em abril deste ano, seu intuito é a produção de notícias e textos de opinião independente de poderes econômicos, financeiros e políticos, com valores regidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Seu diretor e editor é o jornalista português José Goulão, que gere uma fonte composta por comunicadores de várias partes do globo.

Aproveitando-se da abrangência da Internet, o novo jornal é impulsionado pela contraposição à informação dominante destacada da realidade, mas que chega à maioria das pessoas em todo o mundo, resultante “de vícios de manipulação e manobras de propaganda ditados principalmente pelo poder econômico e financeiro, à escala planetária.”

O seu estatuto afirma que “os profissionais constituintes de Jornalistas Sem Fronteiras definem-se como cidadãos do mundo”. Entre as suas diretrizes estão a prioridade aos interesses humanos em detrimento do financeiro, o rechaço à guerra – “mesmo quando se apresenta sob o pretexto de ‘guerra humanitária’” – e a sobrevivência de populações e comunidades em qualquer região do mundo, assim como a proteção do Planeta, entre outras.

A edição do jornal divide-se nas seções de Atualidades, Opinião – com um Observatório e análises qualificadas –, Regiões e Assuntos – Diplomacia, Economia e Finanças, Clima e Ambiente, Otan, Direitos Humanos, Guerra e Terrorismo, Ciência e Conhecimento.

Por se corresponderem nos valores que impulsionaram a rede internacional de jornalistas a criar este novo recurso, o Portal Vermelho e o Jornalistas sem Fronteiras assumiram o compromisso de colaboração através do intercâmbio de produções, no sentido progressista e alternativo, de questionamento da dominação que se impõe, sobretudo, através da manipulação informativa.

Para conhecer o trabalho da rede internacional, acesse a página do Jornalistas sem Fronteiras.

Por Moara Crivelente, da Redação do Vermelho