Seminário vai debater projetos para Forças Armadas 

“Projetos Estratégicos das Forças Armadas: contribuição ao desenvolvimento nacional” é o tema que será abordado no seminário que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promover nesta terça-feira (6), no auditório Nereu Ramos da Câmara, em Brasília, das 9 às 18 horas.

Seminário vai debater projetos para Forças Armadas

O objetivo do evento é discutir, com autoridades públicas, empresários e estudiosos, o atual quadro dos projetos estratégicos de Defesa e a contribuição para o desenvolvimento nacional.

O debate subsidiará ações legislativas na Câmara dos Deputados para contribuir no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à temática. Em 2012, Perpétua Almeida, que presidia a Comissão, promoveu o seminário “Os Desafios da Política Externa Brasileira em um Mundo em Transição”.

A abertura do evento contará com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim e da presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além do presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), e da Frente Parlamentar de Defesa, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

A deputada perpétua Almeida tem, ao longo dos anos de atuação em defesa das Forças Armadas, destacado a necessidade de “dar passos ainda mais largos, para reaparelhar nossas Forças Armadas, a partir de um programa que tenha coerência com a atual orientação estratégica brasileira, de forte poder de dissuasão, em relação aos que ousem ameaçar a soberania, as riquezas e a integridade da nossa Nação”.

Segundo ela ainda, é preciso garantir “volume de investimentos compatível com a necessidade de acelerar a aproximação da estatura estratégico-militar, em relação à estatura política e econômica do Brasil no mundo e, ainda, que sinalize com as indústrias do setor de Defesa, no sentido de que vale a pena investir em pesquisa e inovação, pois, dessa forma, as Forças Armadas terão como adquirir equipamentos e tecnologias, e estar à altura dos grandes desafios que se impõem ao Brasil enquanto sexta maior economia do mundo e detentor de invejadas reservas naturais”.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida