Eu Te Desafio a Me Amar promove exposições sobre direitos LGBT

O projeto Eu Te Desafio a Me Amar, lançado na última semana na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, promove debates políticos e exposição de fotos como o objetivo de contribuir para a visibilidade das demandas da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no Brasil.

Lgbt - Diana Blok/Divulgação

As atividades fazem parte do Mês Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia, celebrado em maio, mês que, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade uma doença.

A exposição Eu Te Desafio a Me Amar, em cartaz até 9 de maio, na Galeria 535, na Maré, é composta por fotografias da holandesa-uruguaia Diana Blok, que retrata desde 2013 personalidades, famílias e militantes ligados ao movimento LGBT no Brasil. A artista faz uma espécie de manifesto visual sobre a identidade sexual no país e apresenta, também por meio de um filme, a diversidade que o tema comporta. A intenção da artista é promover a consciência sobre a liberdade e o respeito às pessoas, independentemente de orientação sexual, gênero, identidade, raça e crenças.

Entre os fotografados estão Ney Matogrosso, Ellen Oleria, Rafucko, Jean Wyllys, João Nery, que foi o primeiro homem transexual a ser operado no país e Marcelo Caetano, primeiro aluno da Universidade de Brasília (UnB) a ter o direito de usar o nome social e cuja tatuagem deu origem ao nome da exposição. Eu te Desafio a Me Amar, que tem curadoria de Cinara Barbosa, é uma iniciativa da ONG Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a Embaixada da Holanda.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o projeto chega à Brasília e fica em cartaz no Museu da República, de 15 a 30 de maio, e no Coletivo da Cidade – Cidade Estrutural, de 1 a 15 de junho. No Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, 17 de maio, a exposição será exibida no prédio da Anistia Internacional, no Rio de Janeiro, das 10h às 19h30, com uma mesa de debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos de minorias sexuais, às 16h, e a exibição do filme Eu Te Desafio a Me Amar, dirigido por Diana Blok, às 19h30. Confira a programação completa do projeto no site do Inesc.

Diana é considerada uma militante da causa LGBT. Na série See Through Us (Veja Através de Nós, em tradução livre), ela fez retratos e registrou histórias de homens e mulheres gays e transexuais na Turquia. No ano passado, a artista participou do Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, em Brasília, com o projeto Adventures in Cross-casting, em que registrou atores e atrizes travestidos no sexo oposto.

Fonte: Rede Brasil Atual