Audiência da Copa do Mundo pode chegar a 3,6 bilhões de pessoas 

Metade dos habitantes da Terra vai estar ligada na Copa do Mundo de 2014, seja pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de televisão. Serão mais de 3,6 bilhões de pessoas acompanhando o Mundial, número recorde para o evento esportivo de maior audiência do mundo, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo (MTur). O aumento é de 12,5% em relação à última Copa, da África do Sul. 

Audiência da Copa do Mundo pode chegar a 3,6 bilhões de pessoas - Wikipédia

A Copa da África do Sul (2010) foi acompanhada por 3,2 bilhões de telespectadores, de acordo com a agência de pesquisa Kantar Sport, que analisa o impacto do esporte no comportamento do consumidor, encomendada pela Fifa. Segundo a agência, cerca de 2,2 bilhões de pessoas assistiram o Mundial por pelo menos 20 minutos consecutivos, superando em 3% a audiência da edição anterior, em 2006, na Alemanha.

A projeção de audiência para a Copa do Mundo no Brasil está baseada no alcance que o país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013. Segundo um estudo do Ministério do Turismo sobre o impacto econômico e social do evento, a audiência média das partidas da Copa das Confederações de 2013 subiu 50% em relação à última edição da competição, também sediada na África do Sul – e muito disso se deve à capacidade e infraestrutura do Brasil de geração e difusão das imagens.

“A audiência é uma grande oportunidade para expor os atrativos do turismo brasileiro para o mundo e atrair mais visitantes para o país”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Durante o período da Copa estima-se que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros estejam em viagem pelo Brasil.

A Copa deve gerar um acréscimo de R$30 bilhões ao PIB (Produto Interno Bruto) e beneficiar segmentos como hotelaria, aviação, pequenas e médias empresas (incluindo restaurantes e produção associada ao turismo, como artesanato), agências de viagem e transportadoras turísticas.

Para esta Copa do Mundo serão 73 mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito anos. Até o momento, são 19 mil profissionais de imprensa credenciados, o que configura uma ótima oportunidade de apresentar não só os atrativos das cidades-sede, como também de diversas outras cidades brasileiras.

Da Redação em Brasília
Com informações do MTur