Com PT e PCdoB, PV anuncia adesão à Frente Popular com Lindbergh

Nesta segunda-feira, 12 de maio, a pré-candidatura de Lindbergh Farias na Frente Popular ao governo do Rio de Janeiro, composta até então pelo PCdoB e PT, ganhou a adesão do Partido Verde (PV).

O PV anunciou oficialmente a decisão na tarde desta segunda no Hotel Windsor Guanabara, no centro da capital fluminense; confirmando o ambientalista e membro da executiva nacional do partido, Roberto Rocco. como pré-candidato a vice-governador ao lado de Lindbergh.

A solenidade lotou o auditório do hotel, que recebeu diversos militantes e dirigentes do PV, PT e do PCdoB. Além de parlamentares e lideranças políticas dos três partidos. Integrantes e dirigentes de entidades dos movimentos sociais também compareceram ao evento.

A mesa principal foi composta pelo presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos; a deputada e líder da bancada comunista no Congresso Nacional, Jandira Feghali; o presidente estadual do PT, Washington Quaquá; o deputado estadual do PV, Xandrinho; Roberto Rocco; o senador Lindbergh Farias; e o vice-presidente estadual do PV, Carlos Sion.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente estadual do PT, Washington Quaquá, que enfatizou:

“Nós temos a tarefa de tirar o Rio de Janeiro das mãos das forças conservadoras, a política do Rio foi entregue aos interesses de uma minoria, a interesses econômicos (…) O Lindbergh começa a liderar aqui no estado uma Frente que une todas as tradições da esquerda, junta agora a esquerda libertária e ecológica materializada no PV, junta a esquerda socialista e marxista do PCdoB e junta a esquerda socialista do PT (…)”, salientou o líder petista no estado.

Na sequência, o presidente estadual do Partido Comunista do Brasil, João Batista Lemos, falou:

“Para nós é muito bem vindo o PV nessa Frente, somando a questão da sustentabilidade ambiental para esse projeto no estado. Para o PCdoB, a sustentabilidade é um grande fator estruturante de qualquer projeto de desenvolvimento (…) Nós queremos um Rio de Janeiro para todos, um Rio de desenvolvimento, mas onde todos, sobretudo as massas populares, as massas trabalhadoras, possam usufruir desse desenvolvimento. Pois hoje não estão, porque a lógica da atual governança desse estado não é lógica do interesse da maioria fluminense, é lógica dos interesses dos lucros, das empresas e das empreiteiras. Por isso essa unidade PT, PCdoB, PV já compõe um núcleo das forças populares e de esquerda(…)”, salientou o presidente estadual dos comunistas no Rio de Janeiro.

O vice-presidente estadual do PV, Carlos Sion, estava na mesa representando a presidenta estadual do partido, Carla Piranda, que não pôde comparecer por motivos de saúde. Sion falou em nome do partido e leu uma mensagem da presidenta estadual do PV:

“O Partido Verde se alia ao melhor do Partido dos Trabalhadores para, em parceria com o PCdoB, mudar o estado do Rio de Janeiro, para nós é um recomeço (…)”, dizia Carla Piranda através da mensagem lida por Sion.

Em seguida, a líder da bancada comunista em Brasília, a deputada federal Jandira Feghali, teve a palavra e falou sobre a importância da aliança e frisou a necessidade de transformações na política do Rio de Janeiro:

“Esse é o nosso momento, aqui nós temos novos rostos, novos olhares, novas expectativas, novos sonhos, novas possibilidades; e quanto mais temos novos olhares, rostos, novas pessoas, maior é a sensação de que a vitória está próxima. Porque só uma campanha com essa característica pode ter segurança de que é possível ganhar. Porque do outro lado, nas outras campanhas, certamente os rostos se repetem muito, pois não são militantes de sonho, não são militantes de causa, não são militantes da luta política; muitas vezes são militantes que se repetem em todas as campanhas pois são vinculados à máquinas (políticas). E a gente sabe como essas campanhas são construídas e a gente aqui está renovando porque as pessoas vão acreditando naquilo que elas desejam, vão acreditando naquilo que isso aqui significa; e esse é o momento de nós fazermos (…) Precisamos, de fato, saber que a nossa luta não será pequena e não será fácil, mas é a luta possível e necessária, e é a luta que será vitoriosa no dia 5 de outubro, porque ela corresponde ao que as pessoas estão desejando”, afirmou a parlamentar comunista.

Jandira, que já havia sido convidada por Lindbergh e pela Frente para ser a candidata ao senado pela coligação (O PCdoB está debatendo e definirá sua posição sobre a candidatura de Jandira ao senado), passou a palavra a Roberto Rocco, pré-candidato a vice-governador. Rocco fez questão de salientar:

“Essa aliança vai mudar a história política do estado do Rio de Janeiro, tendo nosso futuro governador, Lindbergh, à frente desse projeto e os programas dos três partidos que hoje compõem essa aliança, formando um programa que vai transformar a forma de se gerir a política no estado do Rio de Janeiro”, apontou o ambientalista Roberto Rocco.

Por fim, o pré-candidato da Frente Popular ao governo do estado, o senador Lindbergh Farias, discursou aos presentes, afirmando:

“Hoje é dia de mais uma vitória nossa, tivemos muito trabalho para consolidar uma candidatura de oposição nesse estado, que represente os interesses dos trabalhadores, desse povo do Rio de Janeiro (…) Disseram que nós iríamos caminhar solitários, que ficaríamos isolados, e chegar aqui hoje apresentando essa chapa, para nós do PT é uma grande vitória (…)

Lindbergh ainda fez questão de valorizar o PCdoB e Jandira Feghali, reiterando novamente seu apoio à uma possível candidatura da comunista ao senado:

“Nós primeiro construímos uma Frente com o PCdoB, com essa brava militante socialista que é Jandira Feghali, mas também com todo Partido Comunista do Brasil. E eu vou falar uma coisa, terei muito orgulho de ir para as ruas pedir voto para Jandira Feghali. Sérgio Cabral está dizendo que será candidato ao senado, mas ele não aguenta, de jeito nenhum, uma campanha nossa com Jandira Feghali”, enfatizou o senador petista.

É importante salientar que as lideranças políticas que compõem essa aliança estão dialogando com outras forças políticas, objetivando ampliar a coligação com partidos progressistas e afinados com as perspectivas dessa Frente Popular.