Vicente Neto assume Presidência da Embratur 

Apesar de ter sido nomeado oficialmente no último dia 30, o presidente da Embratur, Vicente Neto, tomou posse oficialmente nesta quarta-feira (14). Em cerimônia concorrida, ele aceitou a incumbência dada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que presidiu o ato solene de posse, de aproveitar a Copa do Mundo deste ano para fazer o Brasil aumentar o seu PIB turístico.

Vicente Neto assume Presidência da Embratur - Embratur

Na ocasião, também foram empossados o novo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e o novo diretor de marketing da Embratur, Sérgio Flores.

O ministro Lages disse que a equipe tem como principal tarefa, nos próximos meses, fazer com que os turistas que estarão no país, para a Copa do Mundo, sejam bem recebidos. Lages afirmou ainda que o MTur e a Embratur precisam aproveitar o momento de visibilidade para atingir a terceira posição mundial no PIB (Produto Interno Bruto) do turismo do mundo, que hoje é de US$ 76,1 bilhões.

Estima-se que 3,6 bilhões de telespectadores vão assistir à Copa pela TV e mais 18 mil repórteres internacionais farão a cobertura do evento.

“Temos que concentrar forças em políticas públicas que apoiem o crescimento e a geração de empregos no setor e trabalhar nossos destinos turísticos buscando desafios em novos mercados”, falou o ministro Vinicius Lages.

O presidente da Embratur, Vicente Neto, que já ocupava a função interinamente desde a saída do ex-presidente Flávio Dino, que concorre como pré-candidato ao Governo do Maranhão nas eleições desde ano, disse que é preciso traçar novos horizontes para o turismo e que a Embratur precisa de um novo modelo de gestão.

Ele disse que vai apresentar à presidenta Dilma, uma nova proposta onde o órgão possa ter um papel mais flexível e fazer parcerias com o mercado e segmentos organizados.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Ministério do Turismo e reuniu autoridades como o ex-ministro do Esporte Orlando Silva, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, parlamentares, além do capitão da Seleção Brasileira pentacampeã, o jogador Cafu. Diretores da Embratur e do Ministério do Turismo, representantes de entidades e militantes também compareceram ao evento.

Biografia

Vicente Neto, 48 anos, é turismólogo, graduado em Direito e pós-graduado em Administração. Servidor de carreira da Universidade Federal da Bahia desde 1985, começou a exercer a função de assessor especial da Presidência do Instituto em 2013.

Nascido na Bahia, Neto já foi Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, após ocupar o cargo de chefe de Gabinete do mesmo ministério. Em seu estado, foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico em São Sebastião do Passé.

Da Redação em Brasília
Com informações da Embratur