Encontro debate papel da mídia pública na integração da América Latina

Os meios podem contribuir cada vez mais com a integração que se gesta hoje na América Latina, lembram diretores de emissoras de rádio e televisão públicas de 12 países que se reuniram em Mar del Plata, Argentina. A diretora de Relações Internacionais do Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), Katiuska de Homem Cabrera, disse à Prensa Latina que essa foi a tese que prevaleceu no Encontro de Meios Públicos da América Latina.

Encontro de Meios Públicos - Divulgação

O evento desenvolveu-se no marco do Mercado de Indústrias Culturais do Sul, MICSUR 2014, que foi inaugurado na quinta-feira (15) pela nova ministra da Cultura da Argentina, a compositora Teresa Parodi.

Os participantes comprometeram-se a trabalhar em um plano para integrar 32 meios públicos dos 12 países que intervieram no fórum realizado na quinta-feira e sexta-feira (16), assinalou Katiuska, que viaja neste domingo (18) para Havana.

Leia também:
Democratização da mídia fomenta luta de governos progressistas na AL
Lula defende a Reforma Política e a Democratização dos Meios

"Assinamos uma Declaração Final, que tem a proposta de impulsionar e fortalecer todas as iniciativas que atualmente se encontram em desenvolvimento no processo de integração regional", apontou Katiuska.

No encontro estiveram presentes os responsáveis pelas rádios e televisoras públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O documento do encontro contempla, entre outros compromissos, promover a comunicação conjunta dos meios públicos da região na luta contra a manipulação da informação.

Também insta a impulsionar a construção de um modelo próprio de comunicação pública para a América Latina que atue pela paz e em defesa da humanidade e dos projetos populares e nacionais. Na inauguração do evento, a ministra Parodi disse que "o papel dos meios é hoje definidor na construção de um país e cada vez mais essencial sua contribuição à integração regional".

"Os meios fazem possível a visibilidade de toda a diversidade que existe e que tem sido relegada pelo modelo imperante e pela globalização", opinou a recente titular e destacou que "aprendemos a construir nossos próprios espaços alternativos nos quais debatemos e pensamos nosso países".

Fonte: Prensa Latina