Em uma semana, mais de 4 milhões de candidatos se increvem no Enem

Até às 9h desta segunda-feira (19), 4.088.627 candidatos já tinham se inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começaram há uma semana e superam o número de participantes no mesmo período da edição passada, que registrou 3.278.231 cadastros.

Enem 2014 - Divulgação

No último sábado (17) e no domingo (18), o número de inscritos foi 77,98% superior em relação ao primeiro fim de semana de 2013, quando foram registrados 406.066 candidatos. Este ano, 722.724 estudantes fizeram o registro on-line. O prazo de inscrições termina às 23h59 da próxima sexta-feira (23).

É importante que os candidatos façam a inscrição com antecedência, em horários com menor número de acessos ao sistema, que são o início da manhã, até as 9 horas; à tarde, entre 14 e 17 h; à noite, após às 21 h.

A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A nota do Enem permite, ainda, que o estudante se candidate a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio pelo exame.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. As provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Os procedimentos para inscrição, passo a passo, estão disponíveis on-line. Os candidatos podem acompanhar todo o processo na página do Enem na internet.

Fonte: Rede Brasi Atual Com informações do Inep.