Trabalhadores rurais realizam ato do 20º Grito da Terra Brasil

Ao longo última semana, a Comissão Nacional de Negociação do 20º Grito da Terra Brasil, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), reuniu-se com dezenas de ministros em Brasília para negociar a pauta de reivindicações da maior ação de massa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do país.

20 Grito da Terra em Brasília - Contag

Esta terça-feira (20) é o “Dia D” do Grito da Terra. A estratégia adotada é a realização de atos em todo o país durante esse dia, mobilizando entre 40 e 50 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais em marchas, negociações de pauta com os governos estaduais, ocupações, entre outras ações planejadas.

Em Brasília, quem se mobiliza é a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno, a Fetadfe. Cerca de 650 trabalhadores rurais se mobilizaram em frente à Terracap, atrás do Palácio do Buriti, em Brasília, com falas dos representantes dos acampamentos e associações de agricultores familiares, de dirigentes sindicais e convidados.

Reivindicações

A pauta da Fetadfe conta com 14 pontos que trata principalmente da reforma agrária, como a complementação dos assentamentos decretados e da regularização planejada e imediata do Assentamento Pinheiral, dentre outros.

Fonte: CTB