Senador Inácio Arruda quer valorização do turismólogo 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participou, nesta quarta-feira (21), da mesa redonda que debateu a relevância do trabalho do turismólogo para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. “A legislação já reconhece essa atividade, mas ainda não reconhece o profissional do setor”, afirmou o parlamentar. 

O turismo envolve cerca de três milhões de trabalhadores brasileiros – 6,25% do total de empregados do país, e 90% das empresas do setor são microempresas. “Anos atrás, a atividade praticamente inexistia em nosso país. Os brasileiros, no próprio país, faziam ‘visitas’, e só faziam turismo no exterior. Mas com o passar do tempo isso muda, o turismo se tornou atividade importantíssima, demandando profissionais qualificados”, avalia o senador.

Segundo ele, a partir daí, surgiram os cursos técnicos e, depois, os cursos superiores. Atualmente se trata de um setor forte, como prova inclusive a Copa do Mundo, e que precisa ter seus profissionais valorizados, salientou Inácio, em defesa do projeto.

O evento foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, que tem o senador Inácio Arruda como vice-presidente; em parceria com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Renato Molling (PP-RS), e contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Federação Brasileira de Hotéis e Alimentação (FBHA), Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria, Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria, seccional Rio de Janeiro, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Ministério do Turismo.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda