Mobilização Nacional Indígena realiza manifestações em Brasília 

Povos e organizações indígenas de todo o País promovem manifestações e eventos em defesa de seus direitos e de suas terras, esta semana, em Brasília. As atividades, iniciadas nesta segunda-feira (26), prosseguem até quinta-feira (29), como parte da Mobilização Nacional Indígena. Na quinta-feira, haverá uma audiência pública, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Mobilização Nacional Indígena realiza manifestações em Brasília - Wilson Dias

Os protestos ocorrem em um cenário de ataque generalizado aos direitos indígenas, em especial os direitos territoriais, da parte da bancada ruralista no Congresso. Um dos principais objetivos da mobilização é impedir a aprovação da série de projetos contra os direitos indígenas em tramitação no parlamento, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende transferir ao Congresso a atribuição de aprovar a demarcação das Terras Indígenas.

Também serão alvos dos protestos a proposta de alteração do procedimento de demarcação das terras indígenas do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU), que objetiva generalizar a todas as terras indígenas as condicionantes definidas para a Raposa Serra do Sol, e Roriama, contrariando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

As lideranças indígenas dizem que enquanto isso, a tramitação de projetos importantes para consolidar os direitos indígenas e que são bandeiras do movimento indígena, como o Estatuto dos Povos Indígenas e o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), está paralisada há anos nos corredores do Congresso, sem qualquer avanço. A Mobilização Nacional Indígena também defende a aprovação dessas duas propostas.

“Vivenciamos uma pactuação dos poderes do Estado e dos representantes do capital contra os direitos indígenas. Está em curso uma virulenta campanha de criminalização, deslegitimação, discriminação, racismo e extermínio dos povos indígenas”, alerta Sônia Guajajara, da coordenação executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Ela destaca, como exemplos dessa campanha, as prisões arbitrárias de integrantes do povo Kaingang no Sul do País, dos cinco tenharim em Humaitá (AM) e, na Bahia, do cacique Babau Tupinambá.

Como parte da mobilização, está sendo relançado o site A República dos Ruralistas, que mapeia os principais integrantes da bancada que representa os grandes proprietários do agronegócio no Congresso. A página passou por uma atualização, com a inclusão de novos perfis de deputados federais e senadores.

A Mobilização Nacional Indígena é promovida pela Apib, com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Educação do Brasil (IIEB), entre outras organizações indígenas e indigenistas.

Da Redação em Brasília
Com agências