Folha politiza horóscopo: não dá pra não perceber

Jornal de Otavio Frias Filho ainda não fez editorial de primeira página defendendo o voto contra a presidente Dilma Rousseff; mas horoscopista Barbara Abramo se adiantou; na edição da quarta-feira 28, coluna que ela assina garantiu que "lua nova em gêmeos sinaliza crescimento das oposições nos próximos dias".

O jornal Folha de S. Paulo está se superando. Em sua coluna de horóscopo, assinada por Barbara Abramo, já se mistura astrologia com projeção política. Favorável, é claro, para as oposições à presidente Dilma Rousseff.

A julgar pela nota de abertura do horóscopo na edição da quarta-feira 29, mais um pouco e o jornal de Otavio Frias Filho vai adiantar o resultado da eleição de outubro. E que ninguém se engane: na Folha, ao menos, já está dito que quem vai ganhar é a oposição.

– Lua nova em Gêmeos sinaliza fortalecimento das oposições ao governo Dilma nos próximos dias.

Essa foi a abertura do horóscopo, que, ao que parece, irá prosseguir na cobertura política de olho nos astros.

Será que, no horóscopo da Folha, algum dia vai ser bom para os governistas? Ou isso não está no manual de redação? A coluna astrológica seria, então, chamada de chapa branca?

Há uma interpretação correndo na internet de que o horóscopo da quarta-feira apenas adiantou, de maneira genérica, o resultado da próxima pesquisa Datafolha. É bem capaz que os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos apareçam com mais pontuação do que da última vez. Vai daí que a coluna estaria, então, apenas adiantando o que realmente se espera. Clarividência total.

A sério, o jornal de Otavio Frias costuma ocupar sua primeira página com editoriais sobre questões que considera importantes. Pode ser que, nesta eleição, a torcida da Folha entre na primeira página da própria Folha (mais ainda). E Otavio recomende o voto contra Dilma. Nesse caso, o horóscopo estaria apenas adiantando o editorial. De novo, uma fácil visão do futuro.

Para o leitor, porém, que acreditou um dia na propalada imparcialidade do projeto Folha, é melhor ficar de olho até mesmo nos rumos editoriais do espaço onde os astros falam: o bom e velho horóscopo.

Fonte: Brasil 247