MinC propõe ampliação do Conselho Nacional de Política Cultural

Durante a segunda reunião anual do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 27 e 28, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, defendeu a revisão do modelo do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) para incluir novos setores culturais no colegiado.  

O objetivo é incluir segmentos da cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de outros setores que ainda não foram contemplados. "Vamos ampliar as cadeiras de representação do plenário do CNPC para a capoeira, cultura alimentar, Cultura Hip Hop, cultura LGBT, cultura de matriz africana e cultura quilombola", afirmou a secretária.

De acordo com o informações da Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionario (MH2R), a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros, participou da reunião e destacou a importância do conselho na inclusão social.

A ministra ainda lembrou que "quem mais se beneficiou foi o setor negro da comunidade. Esse processo foi intensificado através de políticas afirmativas, com o uso das cotas. Isso proporcionou um número maior de negros nas universidades brasileiras. O que amplia a crença da população negra nas oportunidades sociais e gera um sentimento de pertencimento".

Movimento Hip Hop

Com o objetivo de ampliar e reforçar o espaço, o presidente da Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionario (MH2R), da cidade de Guarulhos, em São Paulo, Bob Controversista, falou sobre a importância da atividade e acrescentou que "agora é preciso que todos fiquem atentos. Precisamos ocupar o espaço e contribuir para a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade civil, tal como a aguerrida militância da Cultura Hip Hop.

Da Redação em São Paulo
Com informações do MH2R