Sem categoria

Gustavo Petta destaca aprovação do PNE e o novo cenário da educação

Em entrevista à Rádio Vermelho, o deputado federal Gustavo Petta (PCdoB/SP), falou da importância do Plano Nacional de Educação que foi aprovado na última semana pela Câmara dos Deputados e agora só espera a sansão da presidenta Dilma Rousseff. “A aprovação do PNE tem uma importância histórica, pois é uma luta antiga do movimento estudantil”, disse o deputado.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

gustavo petta radio

Para Gustavo, que encaminhou o voto da bancada do PCdoB na votação na Câmara, o PNE também servirá para que a educação seja prioridade dos governos. “Entre outras metas o plano (PNE) estipula o mínimo de 10% do Produto Interno Bruto na educação pública”, falou o deputado. “Além disso o plano prevê a erradicação no analfabetismo, a universalização do ensino infantil, a ampliação das universidades e do ensino superior público”, completou.

Sobre o novo panorama da educação no Brasil, Gustavo vê o PNE como a ferramenta mais importante nessa luta. “O governo federal, os governos estaduais e municipais terão metas que precisarão ser cumpridas e devemos acompanhar o cumprimento desses prazos”, argumentou.

Petta também destacou a atuação do Partido Comunista do Brasil para essa conquista. “O PCdoB participou de diversas formas, desde na atuação junto aos movimentos sociais e estudantis nas conferencias nacionais e debates públicos de educação e diretamente com emendas, no parlamento com os deputados e também no Ministério da Educação que possui alguns quadros do nosso partido”, ressaltou.

Ouça a entrevista completa na
Rádio Vermelho: