Congresso adere à Campanha “Eu ligo 180” em favor da mulher  

Foi lançada no Congresso, nesta quarta-feira (4), a campanha “Eu Ligo 180”. No Salão Nobre do Senado, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a procuradora da mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, apresentaram o aplicativo para celular “Clique 180”, que ajuda vítimas e testemunhas a denunciarem violência contra a mulher. 

Congresso adere à Campanha “Eu ligo 180” em favor da mulher - Agência Senado

A ferramenta, desenvolvida pela ONU Mulheres em parceria com a SPM, permite acesso direto à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Além do acesso à central da SPM, que recebe denúncias e oferece orientações, o Clique 180 contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha e uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às mulheres.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciarem casos de assédio no trabalho, abuso, violência, exploração sexual ou tráfico de mulheres, explica a senadora Vanessa Grazziotin. Ela destaca ainda que a campanha incentiva o contato para uma central telefônica, disponível 24 horas por dia, onde a vítima ou denunciante recebe apoio, informação e encaminhamento necessário para impedir esse tipo de crimes. A ligação é gratuita e a pessoa tem a identidade preservada.

O senador Renan Calheiros disse que o Congresso nacional tem apoiado todas as iniciativas de combate á violência contra a mulher. “Não é mais possível ficarmos de braços cruzados diante a constatação de que apesar da vigência da Lei Maria da Penha, tantas mulheres continuam a ser assassinadas no Brasil pelos seus companheiros”,

A ministra Eleonora Menicucci destacou que a iniciativa, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Cidades e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, quer estimular as denúncias, para beneficiar as mulheres em situação de violência e também aquelas que não compactuem com as agressões praticadas contra elas.

É tolerância zero com a violência contra as mulheres, disseram todas as autoridades presentes ao evento, repetindo a máxima da presidenta Dilma Rousseff, que tem dito destacado em diversas ocasiões o compromisso do seu governo com o fim da violência de gênero.

De Brasília
Márcia Xavier
Com informações da Presidência do Senado