Putin conversa com líderes ocidentais e presidente eleito da Ucrânia

O presidente da Rússia Vladmir Putin conversou em privado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com o presidente recém-eleito da Ucrânia, Pietro Poroshenko, nesta sexta-feira (6), nos bastidores das comemorações dos 70 anos do Dia D, o desembarque das tropas “aliadas” na Normandia francesa. Putin tem demarcado repetidamente a disposição russa em dar sequência à diplomacia, enquanto Obama mantém a retórica e a prática agressiva contra a Rússia no leste europeu.

Rússia EUA - Vídeo/Vine

Putin também se reuniu brevemente com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, outra voz insistente na posição agressiva e provocativa contra a Rússia. Entretanto, assim como no encontro com Obama, as declarações foram as de reafirmação da necessidade de uma solução política e da redução das tensões na região.

Todos parecem concordar com a urgência de um cessar-fogo no leste da Ucrânia, onde o governo interino, que se instalou após o golpe de fevereiro com o respaldo dos EUA e da União Europeia, mantém uma dura operação militar contra os civis que se recusam a reconhecer a sua legitimidade.

Embora tenha denunciado a realização das eleições ucranianas, em 25 de maio, enquanto se desenrola a operação militar, que cria a sensação de insegurança e a intensificação da violência no leste e no sudeste, a Rússia manifesta disposição em dialogar com o presidente recém-eleito, em prol da redução das tensões regionais.

Oficiais franceses disseram à mídia que Putin e Poroshenko concordaram em abrir conversações mais formais na esperança de negociar um cessar-fogo no leste. Dmitry S. Peskov, porta-voz de Putin, disse que a conversa foi cordial e breve, mas que foi positiva. Os líderes da França e da Alemanha também planejavam reunir-se com Putin para debater o mesmo assunto.

Na quinta-feira (7), quando terminava, em um jantar, a cúpula entre os líderes do G7, as “economias desenvolvidas” – grupo que suspendeu a Rússia devido à crise na Ucrânia –, em Bruxelas, Putin foi questionado sobre o que achava do encontro sem a sua presença, ao que respondeu, citado pela Russia Today: “Quero desejar a eles ‘bon appétit’”.

Da Redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias