Com alegria e confiança do povo, começa hoje a Copa das Copas

Começa nesta quinta-feira (12) a Copa do Mundo de futebol do Brasil, 64 anos depois que o país foi sede do torneio pela primeira vez. 

Felipão durante treino da seleção - Foto: Placar

Depois de uma intensa campanha negativa nos meios de comunicação sobre a realização do Mundial no Brasil, o dia da inauguração da Copa chega em ambiente de alegria do povo brasileiro pela realização do evento e confiança no desempenho da Seleção. A expectativa é, como disse a presidenta Dilma Rousseff, que esta será a “Copa das copas”

Foto: BahiaNotícias
Na tarde desta quarta-feira (11), o técnico da Seleção brasileira Felipão e o craque Neymar deram entrevista coletiva à imprensa nacional e mundial no estádio do Corinthians, onde ocorre a cerimônia de abertura, às 15h15 desta quinta-feira e às 17h será dado o pontapé inicial perante um público de 60 mil pessoas no campo corintiano e três bilhões de espectadores de televisão em todo o mundo.

Bem humorados e confiantes, Felipão e Neymar disseram que "chegou a hora" e que o time está pronto para a intensa maratona que, se as expectativas se confirmarem, vai até o dia 13 de julho, dia da grande final.

A escalação do time que entra em campo contra a Croácia nesta tarde é a que a torcida já sabe de cor: Júlio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luis e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Neymar; Hulk e Fred.

Mensagem

A presidenta Dilma Rousseff enviou na segunda-feira (9) uma mensagem à Seleção brasileira de futebol. A mandatária disse que o mundo sabe que os jogadores brasileiros são os melhores e que eles têm “alegria nas pernas, ginga no corpo e improviso desconcertante”. Ao fazer votos de que cada um deve jogar o que sabe, a presidenta destacou que isso “é o suficiente para a vitória”.

Na foto, a presidenta Dilma Rousseff na final da
Copa da Confederações 2013. Foto: Blog do Planalto

A carta foi endereçada, além dos jogadores, à comissão técnica. Ao citar o técnico Luiz Felipe Scolari e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, a presidenta escreveu que ambos são campeões mundiais consagrados, que aumentam a certeza “de que faremos bonito” no Mundial. “A forma brilhante como venceram a Copa das Confederações devolveu ao torcedor brasileiro a certeza de que esta seleção e seus técnicos estão aptos a repetir os nossos grandes feitos do passado”, disse Dilma.

A presidenta participa, nesta quinta-feira (12), da cerimônia de abertura da Copa. Ao lado de 11 autoridades estrangeiras, entre chefes de Estado e de governo e de vice-presidentes, ela assiste à primeira partida do Mundial entre Brasil e Croácia.

Após mandar votos de confiança e dizer que, neste momento, a Seleção representa “a grande tradição e a fabulosa história do nosso futebol”, a presidenta disse que os brasileiros pertencem a uma linhagem que transformou o “jogo de cintura dura, inventado pelos ingleses, em uma nova forma de arte”.

“Em 20 de agosto, vamos comemorar o centenário da Seleção. Nesses 100 anos, poucas vezes vimos uma equipe tão entrosada com a torcida como a de vocês”, ressaltou Dilma, completando que o carinho recebido por eles nas ruas e nos estádios significa que todos acreditam na capacidade dos jogadores de “honrar o futebol brasileiro na Copa que ora organizamos”.

Redação do Vermelho, com agências