Mototaxistas entregam propostas e declaram apoio a Flávio Dino

Em Paço do Lumiar, Federação dos Mototaxistas e Motoboys propôs ao pré-candidato a governador a isenção de ICMS para aquisição de motos

Flávio Dino e Mototaxistas

A Federação das Associações e Sindicatos de Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas do Maranhão (FESIMOTO) entregou ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB), na manhã deste domingo (15), um documento com dez propostas e reivindicações para atender à categoria e declarou apoio ao pré-candidato. Presente em todos os municípios do Maranhão, prestando serviços de transporte de pessoas na área urbana e rural, os mototaxistas reivindicam isenção fiscal no ICMS para a aquisição de motos, cursos profissionalizantes e a criação de uma a ala em um hospital do estado destinada à reabilitação de acidentados de moto.

Ao receber as propostas da categoria, o pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) lembrou que em seu Programa de Governo consta uma proposta que contempla parte das reivindicações da categoria. Trata-se da criação de cinco Centros de Reabilitação em parceria com Hospital Sarah, especializado em reabilitação locomotora e neuroreabilitação. "Defendemos um governo de proximidade, que atenda às necessidades das pessoas", disse ele.

O presidente da Federal dos Mototaxistas e Motoboys, David Guarapiranga, relatou que a categoria conta com 120 mil associados em todo o estado, mas, mesmo assim, não recebe nenhum apoio da administração estadual. “Estamos em todos os lugares desse estado, somos muitos e precisamos de apoio para melhor regulamentar nossa categoria, não temos, por exemplo, os benefícios concedidos aos taxistas”, disse.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) esclareceu que foi reapresentado um Projeto de Lei de sua autoria na Assembleia Legislativa solicitando a isenção de ICMS para os mototaxistas e motoboys na aquisição de motos. De acordo com o parlamentar o Projeto de Lei apresentado inicialmente foi vetado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) sob a alegação de que o Parlamento não teria competência para legislar em matéria fiscal. “Nós, da oposição, estamos atentos às necessidades da categoria. E eu tenho certeza que, como nós, toda a sociedade considera esta uma luta justa”, disse Bira do Pindaré.

O deputado federal Domingos Dutra (SD) relatou que também acompanha a luta da categoria desde 2007, quando participou da aprovação da Lei 12.009, que regulamenta o exercício da atividade profissional dos mototaxistas. “Há quase quatro anos vocês estão regulamentados, mas, isto não basta, é preciso que vocês contem com o apoio do poder público para se capacitarem, para terem condições de prestar serviços cada vez melhores à sociedade”, afirmou o parlamentar.

A pré-candidata a deputada estadual, Simone Limeira, também presente ao evento, esclareceu que as lideranças de oposição do estado compreendem a luta dos mototaxistas e apoiam as reivindicações. “Todas as classes organizadas devem sim fazer suas reivindicações. Nós vamos lutar junto com vocês e fazer a diferença em nosso estado”.