Técnico da Costa Rica viveu no Brasil e é corintiano

Jorge Luis Pinto Afanador, de 61 anos, é colombiano, já trabalhou no Peru, na Venezuela e no Equador e atualmente é técnico da seleção da Costa Rica. Mesmo com toda essa história fora do Brasil, o técnico é corintiano e autor do feito mais incrível até agora da Copa do Mundo, classificar a seleção de Costa Rica para as oitavas de final do torneio.

Jorge Luis Pinto Afanador, técnico da Costa Rica

No dia seguinte à classificação, o técnico já falava à imprensa de sua paixão pelo time paulista e de que até acompanhava o time nas caravanas que sua maior torcida organizada promovia, a Gaviões da Fiel.

"Eu sou corintiano. Morei aqui muito tempo, estava no título paulista de 1977, vi toda a história do Corintians e sigo o Corinthians. Os Gaviões (da Fiel), vivi muito e tenho respeito. Tenho muito carinho pela torcida do Corintians em todo o mundo", declarou o treinador, que assistia aos jogos nos anos 1970 junto da principal organizada alvinegra.

O carinho pelo clube do Parque São Jorge se justifica por ter vivido no Brasil nos anos 1970 e, por coincidência, ter virado amigo de José Teixeira, então auxiliar técnico do Corinthians. Jorge Luis Pinto estudou na USP e fez amizade também com Oswaldo Brandão, treinador da conquista do Paulista de 1977 que findou o jejum de quase 23 anos sem título.

"Via jogos de todos os times. Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo… Tenho grandes amigos no Brasil. Teixeira, Brandão, no Corinthians e em outros times também", continuou Jorge. Ele estava no Estádio do Morumbi quando Basílio fez o gol do título contra a Ponte Preta, em 13 de outubro de 1977, no meio da torcida corintiana.

A seleção centro-americana está hospedada em Santos, nas dependências do clube praiano e, justamente por isso Jorge Luis Pinto pediu desculpas aos torcedores alvinegros do litoral paulista. "Que me desculpem os torcedores do Santos, mas sou corintiano", afirmou, aos risos.

Com informações da ESPN-Brasil