Deputado repercute criação do FUNDEMA na Assembleia

 Na sessão plenária desta quarta-feira (25), o deputado Bira do Pindaré (PSB) alertou para a presença, na Ordem do Dia de um Projeto do deputado Hélio Soares (PMDB)

Ainda repercute na Assembleia Legislativa do Maranhão a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão (FUNDEMA). Na sessão plenária desta quarta-feira (25), o deputado Bira do Pindaré (PSB) alertou para a presença, na Ordem do Dia de um Projeto do deputado Hélio Soares (PMDB).

O Projeto do deputado Hélio, prevê a dispensa de certidão negativa de inadimplência dos municípios, ou seja, além de criar o FUNDEMA, o Governo do Estado articula a criação das facilidades para que os municípios acessem o fundo.

Para o deputado Bira do Pindaré, o que o Governo do Estado quer é criar o maior esquema de corrupção eleitoral de toda história do Maranhão, uma distribuição de dinheiro “A la vontê”, numa última tentativa desesperada da oligarquia se manter no poder.

O parlamentar ressaltou que até o senador Sarney anunciou que não disputará mais eleições, em uma demonstração clara de fraqueza política e do fim de um ciclo de mandonismo e de um jeito de se fazer política que o povo não aceita mais. Bira destacou que, na verdade, a população do Amapá aposentou Sarney, pois ele queria ser candidato, entretanto sofre inacreditável rejeição no estado.

“Na última participação pública dele no Amapá foi patético, porque acompanhado da presidente Dilma, ele viu o coro uníssono da população do Amapá dizendo: Fora Sarney. Gritavam: Fora Sarney. Eles não querem mais o Sarney e por isso que ele não é mais candidato, ou seja, não foi ele que decidiu não ser candidato, foi o povo que aposentou o Sarney, ele foi obrigado a pendurar as chuteiras porque não tem mais respaldo popular”, afirmou Bira.

No entendimento de Bira, não adianta o Governo do Estado querer inventar o FUNDEMA, não adianta dispensar certidão negativa, não adianta querer distribuir dinheiro à toque de caixa. Pois os deputados de oposição garantiram a fiscalização e pedirão ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Eleitoral o acompanhamento das eleições no Maranhão.

“Essa eleição não é só dos maranhenses é de todos os brasileiros que querem, de uma vez por todas ver esta oligarquia enterrada de uma vez e finalmente. Portanto, esse é o desejo do povo brasileiro que foi às ruas no ano passado gritando por uma política diferenciada e que, aqui no Maranhão, não há também mais espaço para esse tipo de prática e esse tipo de conduta”, concluiu.