Celebram na China 60 anos de princípios de coexistência pacífica

Os presidentes da China e Myanmar, Xi Jinping e Ou Thein Sein, junto ao vice-presidente indiano Hamid Ansari celebraram no sábado (28), em Pequim, o 60º aniversário dos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica.

Presidentes da China, Índia e Myanmar - Reprodução

Os líderes dos três países iniciaram em 1954 estes conceitos que compreendem o respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, a não agressão, a não interferência nos assuntos internos da cada um, a igualdade e o benefício mútuo, bem como a coexistência pacífica.

O presidente Xi enviou mensagens de felicitação a seus colegas de Myanmar e da Índia, Pranab Mukerhjee, nos que expressou que estes Cinco Princípios iniciados pelos três Estados seis décadas atrás constitui uma grande criação na história das relações internacionais do século 20.

Estes julgamentos têm resistido a prova das vicissitudes internacionais e têm sido amplamente aceitados e elogiados pela comunidade mundial, completou Xi, que sublinhou que os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica são hoje normas básicas na guia das relações entre países.

Nas novas circunstâncias de reajustes profundos da política internacional e a situação econômica, estes princípios têm ainda grande vigor e vitalidade, assinalou o líder chinês.

XI opinou que esses critérios facilitarão definitivamente com contribuições ao estabelecimento de um novo tipo de relações no mundo a favor da igualdade, a confiança mútua, a inclusão, a aprendizagem comum e o resultado de vontades de ganhar.

Recordou que China e Índia têm sido praticantes ativos dos Cinco Princípios, sobre a base de dois países vizinhos que têm explorado o caminho da coexistência harmoniosa e o desenvolvimento comum.

O presidente Xi apontou que a China quer trabalhar com Índia para impulsionar a níveis mais altos suas relações de cooperação estratégica e associação orientada para a paz e a prosperidade.

Quanto a Myanmar, Xi disse que "a nova situação quiséssemos trabalhar com Myanmar na adesão aos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica, com qualidade e benefício mútuo, fortalecendo a confiança e assistência mútuas e promovendo uma cooperação pragmática bilateral em todos os campos".

Acrescentou que a China está disposta a trabalhar com todas as nações no impulso destes Princípios, que respeitam a igualdade soberana e conseguir o ganhar-ganhar na esfera da cooperação, procurar a segurança comum, salvaguardar a imparcialidade e a justiça e defender o mundo multipolar.

Juntos, assegurou o líder da China, podemos compartilhar os lucros do desenvolvimento e coletivamente acomodar um futuro excelente.

Fonte: Prensa Latina