Jornal diz que Fifa deu ordem para árbitros evitarem cartões amarelos

A Fifa, em uma ordem secreta, teria pedido que os árbitros evitem, na medida do possível, o uso de cartões amarelos durante o atual Mundial, segundo informações publicada nesta segunda-feira (7) pelo jornal alemão Bild em suas páginas esportivas.

Arbitragem da Fifa

“Há uma ordem secreta da Fifa aos árbitros para que conversem com o jogadores e evitem cartões amarelos para faltas como a que lesionou Neymar”, diz o jornal alemão.

O chefe de árbitros da Fifa, Massimo Busacca, teria sido o encarregado de dar a ordem.

Isso faz com que, segundo o jornal, as partidas fiquem nas mãos dos árbitros. A publicação usa como exemplo o duelo do Brasil contra a Colômbia, no qual houve 54 faltas e apenas 4 cartões amarelos.

Como era de se esperar, a Fifa negou que tenha dado essa orientação. "Seria um absurdo a Fifa pedir aos árbitros para deixarem o jogo correr, a fim de promover espetáculo e, dessa forma, arriscar que jogadores sofressem lesões graves, como Neymar", disse o porta-voz da Fifa, Walter De Gregorio.

No entanto, a entidade demonstra não ter coerência alguma ao destacar também nesta segunda-feira que não punirá o jogador colombiano, Zuñiga, que desferiu maldosamente uma joelhada nas costas do brasileiro Neymar.

Por uma atitude muito menos daninha, a da mordida do uruguaio Suárez no defensor italiano Chiellini, a Fifa puniu o sul-americano com 9 partidas e banimento do futebol por 4 meses. Chiellini já nem porta marcas da mordida desferida por Suárez em jogo da primeira fase do Mundial do Brasil.

Com informações do Diário do Centro do Mundo e do Estadão