Começa nesta quinta a reunião de chefes de Estado da África Ocidental

Nesta quarta-feira (9), na cidade de Acra, foram concluídos os detalhes para inauguração da 45ª Reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao), que começa nesta quinta-feira (10).

Começa nesta quinta a reunião de chefes de Estado da África - Reprodução

O surto de febre hemorrágica ebola que afeta três países da região, estará entre os principais pontos a serem discutidos durante o encontro, que reúne líderes de Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, e Togo.

Para o encontro estão convidados também Nkosazana Dlamini-Zuma, presidenta da Comissão da União Africana, e Ban Ki-moon, secretário geral da Organização das Nações Unidas, bem como os presidentes de Mauritânia, Camarões e Chade, as três nações que margeiam a região.

Segundo um comunicado emitido pelo comitê organizador, na reunião serão debatidas uma recomendação para a introdução de carteiras de identidade biométricas e a abolição dos requisitos da permissão de residência para todos os cidadãos dos estados membros da Cedeao.

Os presidentes e premiês dos países membros da Cedeao examinarão também um relatório sobre as atividades e projetos principais da comunidade em relação ao primeiro semestre deste ano que será apresentado pelo presidente da Comissão Kadre Desire Ouedraogo.

A sessão de abertura do evento inclui uma sessão a portas fechadas, enquanto a cerimônia de encerramento será na sexta-feira (11) com a assinatura das atas, a leitura do comunicado final e uma coletiva de imprensa. afetados.

Fonte: Prensa Latina