Antes da 6ª Cúpula do Brics, analistas preveem maior liderança global

Ao contrário do que vozes pessimistas analisam como uma decadência do grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), especialistas apontam que na sexta cúpula, a iniciar-se nesta terça-feira (15), em Fortaleza (CE), os líderes dos cinco países vão discutir um projeto com vista ao desenvolvimento inclusivo e sustentável. Analistas calculam ainda que o agrupamento desempenhará um maior papel de liderança no cenário internacional.

Argentina pode se tornar novo membro do Brics

O pesquisador da Universidade Fudan da China, Fan Yongming, disse que os países do Brics são firmes defensores do sistema internacional e também ativos impulsionadores de reformas profundas. Para Fan, os cinco países são importantes para que a economia mundial obtenha uma ordem mais justa e razoável.

O especialista chinês das questões para o Brasil, Sun Yanfeng, apontou que o desenvolvimento inclusivo proposto pela cúpula dos Brics é um resumo para o desenvolvimento equilibrado do Brasil nos últimos doze anos.

Leia também:
Vladmir Putin: "Estamos interessados em uma América Latina unida"
Após reunião do Brics, presidente chinês viajará pela América Latina
Cúpula do Brics: Sementes de uma nova arquitetura financeira

Segundo Huang Wei, pesquisadora do Instituto de Estudos da Economia e Política Mundial da Academia de Ciências Sociais da China, os países do Brics devem ampliar o mercado e a demanda, para substituir a dependência dos países desenvolvidos no passado, e promover o crescimento econômico através da inovação científica e tecnológica, para formar sua concorrência essencial.

O professor catedrático do Centro de Estudos do Brics do Brasil, Paulo Roberto de Almeida, considera que os países do Brics devem fixar mecanismos sobre alguns trabalhos concretos, como por exemplo, a conferência ministerial periódica. "As cooperações entre países do Brics têm que incluir trabalhos concretos, e um bom exemplo é a criação do Banco de Desenvolvimento do Brics," disse Paulo Roberto de Almeida.

Debates de líderes

A discussão da sexta cúpula será orientada pelo tema “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”, de acordo com o portal oficial do evento. A reunião, que acontecerá em Fortaleza e depois em Brasília, na quarta-feira (16), dará início ao segundo ciclo do Brics, após cada país membro ter sediado uma reunião de líderes.

Entre outros temas, os mandatários do Brics deliberarão sobre o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O CRA constitui linha de defesa adicional para os países do BRICS em cenários de dificuldades de Balanço de Pagamentos. O NBD financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável.

Em Brasília ocorrerá reunião de trabalho entre os mandatários dos Brics e Chefes de Estado e de Governo da América do Sul, um diálogo inserido na prioridade concedida aos países em desenvolvimento.

Ainda nesta segunda-feira (14), em Fortaleza, acontece a reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais, a reunião dos ministros do Comércio, a reunião de presidentes de Bancos de Desenvolvimento Nacional, Foro Empresarial e encontro do Conselho Empresarial do Brics.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no portal lançado pelo Itamaraty. O Portal Vermelho acompanhará a Cúpula do Brics em Fortaleza e em Brasília.

Da Redação do Vermelho,
Com informações do Itamaraty e da Rádio China Internacional