Presença de Putin na Nicarágua é vista como apoio ao país
Analistas das questões internacionais descreveram nesta segunda-feira (14) a recente visita à Nicarágua do presidente russo, Vladimir Putin, como um apoio ao governo local.
Publicado 14/07/2014 15:06

O jornalista e analista político estadunidense William Grigsby considerou que a visita relâmpago ao país do presidente é um gesto político e um reconhecimento de que a Nicarágua é um parceiro estratégico da Rússia na região.
Grigsby disse também que é muito importante que o líder de um dos poderes do mundo e um grande jogador na política internacional faça esse reconhecimento.
Enquanto isso, o jornalista Adolfo Pastrana acredita que este é também um exemplo das semelhanças de ambos os governos em várias questões internacionais, como a situação israelo-palestina e a na Ucrânia.
No final da tarde de 11 de julho de Putin veio a Cuba, a primeira parada de um tour pela região, que incluía Argentina e o Brasil.
Durante sua curta estada de pouco mais de uma hora, Putinu reuniu-se com o presidente Daniel Ortega, conversando sobre várias questões relacionadas com a cooperação.
Além disso, Putin disse que ainda este ano os dois países celebram o 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
Por sua parte, Ortega lembrou que esta é a primeira visita de um presidente russo ao país e referiu-se à agenda comum que manter os dois governos na luta contra a pobreza, a luta contra o tráfico de drogas, o crime organizado, o terrorismo e o compromisso paz.
Fonte: Prensa Latina