Exército ataca cidade sitiada no leste da Ucrânia e mata três civis

Tropas ucranianas equipadas com tanques e blindados estão tentando quebrar o bloqueio das forças de autodefesa em Donetsk, no leste do país, uma cidade com cerca de 900 mil pessoas. Em declarações à agência de notícias Reuters, nesta segunda-feira (21), Sergey Kavtaradze, porta-voz da autoproclamada República Popular de Donetsk, disse que confrontos pesados são relatados entre as forças de autodefesa e o exército ucraniano.

Ucrânia - Reuters / Yannis Behrakis

O ministro da Defesa da República Popular de Donetsk, Igor Strelkov disse à agência de notícias Novorossiya que as unidades do exército lançaram ataques contra as comunidades Avdeevka, Peski, Karlovka e Netailovo. “Os tanques e infantaria motorizada que avançam são cobertos por artilharia, obuseiros [tipo de arma que dispara obuses (projéteis)] e vários sistemas de disparo de mísseis. Estamos lutando em uma batalha,” disse Strelkov.

A cidade está sendo atacada com artilharia pesada e mísseis. “A fase ativa da operação antiterrorista está em curso. Não estamos prestes anunciar qualquer movimentação das tropas,” informou o porta-voz das operações militares de Kiev no leste da Ucrânia, Vladyslav Seleznyov, nesta segunda-feira.

Enquanto o presidente Petro Poroshenko ordenou um cessar-fogo em um raio de 40 quilômetros desde o local onde foi abatido o avião da Malaysian Airways, na região de Donetsk, o ataque à própria cidade continua, a cerca de 70 quilômetros do local.

O governo ucraniano impôs um estado de sítio à cidade de Donetsk há dias e todos os suprimentos vindos do centro do país foram suspensos. Ainda não há falta de alimentos, mas os estoques estão escasseando. O mesmo se aplica para remédios e outros suprimentos médicos.

A região mais afetada é o distrito de Kuibyshev, onde todas as lojas e empresas suspenderam atividades e a rede móvel está inoperante. Também há relatos de falta de água em algumas partes da cidade.

Na manhã desta segunda houve informações de que mísseis teleguiados foram disparados por tropas ucranianas e detonaram um terminal ferroviário em Donetsk, matando três civis e ferindo ao menos um. Muitos residentes se mudaram para abrigos construídos em porões.

Com informações da emissora Russia Today,
Da Redação do Vermelho