Sem categoria

Aldo Arantes participa de simpósio em defesa da Amazônia

Aldo Arantes, presidente do Instituto de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (Inma) e Secretário do Meio Ambiente do PCdoB, participou do simpósio Soberania e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira, ocorrido nesta quarta-feira (23), durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Rio Branco (AC) . Aldo conversou com a Rádio Vermelho e contou sobre o simpósio, além de outros assuntos.

Por Ramon de Castro para a Rádio Vermelho

aldo arantes radio

“As conferencias internacionais sobre meio ambiente colocam com muita clareza que a questão ambiental é parte de um tripé que é a questão econômica, social e ambiental e essa última questão não pode ser tratada isoladamente e foi isso que defendi na ocasião”, conta Arantes.

“A questão ambiental faz parte de um novo avanço civilizatório, incorporar a questão ambiental ao modelo de desenvolvimento é um avanço extremamente importante”, falou Aldo. “O Partido Comunista do Brasil, além de outros partidos comunistas, partidos socialistas e mesmo a China que acabou poluindo o meio ambiente em seu processo de desenvolvimento, mas percebeu o impacto disso, tem dado atenção ao tema”, acrescentou.

“Nós temos colocado a necessidade de retomar o plano da Amazônia sustentável que foi levantado pelo ex-presidente Lula durante sua gestão e estabelece uma serie de diretrizes que procura abarcar essas diversas dimensões”, disse o Secretario de Meio Ambiente do PCdoB. “O governo brasileiro desde o governo de Lula tem adotado uma série de medidas que tem reduzido, mas não tem acabado com a questão do desmatamento, pois a mata em pé vale muito mais do que a mata deitada”, completou.

Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: