Dilma cancela agenda e vai a velório de Suassuna, no Recife

A presidenta Dilma Rousseff cancelou a agenda que teria nesta quinta-feira (24) pela manhã no Palácio do Planalto e a viagem que faria a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para participar do velório do escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna. O velório acontece no Recife no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

Na noite desta quarta-feira (23), a presidenta Dilma Rousseff divulgou nota de pesar pela morte do escritor Ariano Suassuna no Blog do Planalto. "O Brasil perdeu hoje uma grande referência cultural. Escritor, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da Compadecida e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Guardo comigo ótimas recordações de nossos encontros e das suas histórias. Aos familiares, amigos e leitores, meus sentimentos neste momento de perda. Dilma Rousseff Presidenta da República Federativa do Brasil", assina a nota.

No Twitter, Dilma havia escrito que a morte de Suassuna é a perda de uma "grande referência cultural". "A obra de Suassuna é essencial para a compreensão do Brasil. Guardo comigo ótimas recordações de nossos encontros e das suas histórias", escreveu a presidenta.

O ex-presidente Lula também divulgou comunicado: "É imensa a tristeza de receber a notícia de que um amigo tão querido como Ariano Suassuna nos deixou. Este paraibano de língua afiada, alma solidária, escrita ao mesmo tempo simples e profunda, sempre nos honrou com sua amizade. Ariano fez muito pelo povo brasileiro através de suas palavras, sabedoria popular e compromisso político. Um escritor premiado e reconhecido, que nunca se esqueceu que era um homem do povo. Cresceu no sertão do Nordeste e traduziu tantas vezes em seus textos as alegrias e os sofrimentos dos brasileiros. Ariano representou com coerência e grandeza a cultura do Nordeste e do país. Com enorme tristeza, me solidarizo com seus familiares, amigos e admiradores. Como escritor e como militante das causas populares, Suassuna continuará vivo em nossos corações".

Assim que soube da morte do escritor, a deputada federal pernambucana, Luciana Santos (PCdoB) falou ao Vermelho que enquanto Prefeita de Olinda (PE) e Ariano secretário de cultura do Estado, "teve a chance, a honra e a oportunidade de vivenciar bons momentos ao lado do escritor". A deputada comunista ressaltou que Suassuna "tinha uma identidade de pensamento conosco, seja no universo cultural ou na luta política. Ele era um grande nacionalista e patriota", disse.

A deputada federal, Manuela d'Ávila (PCdoB), em seu perfil no Twitter disse: "Descanse em paz, ariano Suassuna! O Brasil amou mais ao Brasil e tornou-se mais brasileiro contigo! Obrigada por tudo!"

Despedida

O velório ocorre no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado pela relação que Ariano Suassuna teve com a política em Pernambuco, onde chegou a ser secretário de cultura no governo de Miguel Arraes e assessor especial no governo de Eduardo Campos.

O local, na área central da capital, também deve facilitar o acesso de fãs e admiradores. O sepultamento está previsto para as 16h da quinta (24), no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

O escritor Ariano Suassuna morreu na tarde desta quarta-feira (23). Ele passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao Real Hospital Português, em Recife (PE), após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Infelizmente, assim como João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, Suassuna foi mais um, dos principais escritores brasileiros que faleceu neste julho de 2014.

Da redação do Vermelho
Com informações do G1