Ibope/TV Globo divulgam pesquisas de intenção de voto nos estados

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (30) a primeira pesquisa após a oficialização dos candidatos aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal. As pesquisas, feitas sob encomenda da TV Globo, foram realizadas entre os dias 26 e 28 de julho, portanto, deve-se levar em conta que as campanhas ainda não estão plenamente nas ruas e o eleitorado ainda não está familiarizado com os candidatos e as suas propostas.

Eleições 2014 LOGO DO VERMELHO

Em Minas Gerais, terra do candidato tucano à presidência Aécio Neves, o candidato do PT ao governo, Fernando Pimentel, lidera a pesquisa de intenção de voto com 25% do total. O concorrente, Pimenta da Veiga (PSDB), aparece na segunda posição com 21% da preferência, seguido por Tarcísio Delgado (PSB), com 3%, Andre Alves (PHS) e Eduardo Ferreira (PSDC), que têm 2% cada um.

O governador Geraldo Alckmin está na frente com 50% das intenções de voto em São Paulo, segundo o levantamento. Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT) têm 11% e 5%, respectivamente.

Para o governo do Rio de Janeiro, de acordo com o Ibope, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) tem 21% das intenções de voto. Enquanto que o ex-ministro Marcelo Crivella (PRB) tem 16%, e o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem 15%. Lindberg Farias (PT) está com 11%.

Em Pernambuco, a pesquisa coloca o candidato Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções, seguido por Paulo Câmara (PSB), com 11%. Zé Gomes (PSOL) ficou em terceiro, com 2% e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.

No Distrito Federal, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) tem 32% das intenções de voto; o governador Agnelo Queiroz (PT) aparece com 17%, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas, em média, 1.200 pessoas por Estado.

Com agências