SP: MPF vai investigar repasses à Santa Casa de Misericórdia

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) vai investigar os repasses de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Nesta quinta-feira (31) o MPF informou que o procurador da República Kleber Marcel Uemura instaurou um procedimento para investigar o valor que foi repassado de fato ao hospital. O Ministério da Saúde alega que os repasses feitos não chegaram por completo nos cofres do hospital.

Santa casa - Reprodução

“Nossa primeira providência será oficiar a Santa Casa e o Ministério da Saúde para solicitar informações sobre esses repasses. É preciso verificar o que de fato está acontecendo. Essas informações são necessárias para que possamos definir nossos próximos passos”, disse o procurador, em nota.

Entenda o caso

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, maior centro filantrópico da América Latina, fechou suas portas para atendimentos emergenciais, na última terça feira (23). A alegação foi que a instituição não possui itens hospitalares básicos para o atendimento aos pacientes, consequência do não pagamento aos seus fornecedores por falta de verbas.

Leia Também:
Ministro da Saúde diz que vai apurar rombo na Santa Casa de SP

O Ministério da Saúde informou na última quinta-feira (25), por meio de nota, que os valores repassados no ano de 2013 não chegaram por completo aos cofres da Santa Casa. O papel de fazer os repasses para os hospitais das verbas da união é do governo do Estado. Segundo a nota, em 2013 foram cerca de R$ 54,1 milhões que deveriam ter sido repassados para o hospital não foram alocados para a entidade. A nota afirma ainda, que neste ano, o total chega a R$ 20,6 milhões.

Da redação com agências