Padilha anuncia "Mais Médicos Paulista" com aumento de especialistas

Nesta segunda-feira (4), durante visita à Unidade Básica de Saúde do Jardim Munhoz Junior, em Osasco, o candidato da coligação “Para Mudar de Verdade” (PT-PCdoB-PR), Alexandre Padilha, anunciou a proposta da versão paulista do programa “Mais Médicos”, com foco no aumento do número de especialistas.

Padilha anuncia ‘Mais Médicos Paulista’ para aumentar oferta de consultas com especialistas no Estado

Os médicos serão profissionais brasileiros. “O povo precisa de pediatra, neurologista, ortopedista. Esse é o desafio. Resolvi o problema do médico no posto de saúde, agora vamos vencer esse outro obstáculo”, afirmou Padilha.

Em nível federal, o “Mais Médicos”, criado por Padilha durante sua gestão no Ministério da Saúde, levou profissionais de atenção básica para 50 milhões de brasileiros. “Vou dar oportunidade para médicos brasileiros, tanto paulistas como de outros estados. Para especialidade precisa trazer médicos daqui. Médicos estrangeiros são os que garantem o atendimento no posto, agora queremos levar o especialista”, explicou Padilha.
Padilha ainda reforçou seu compromisso com a adoção do sistema de cotas para ingresso nas universidades estaduais, para que estudantes de baixa renda tenham acesso também aos cursos de medicina públicos e gratuitos.

Depois da visita à UBS, acompanhado do senador Eduardo Suplicy, do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, do coordenador da campanha e presidente estadual do PT, Emidio de Souza, e dos candidatos de deputado Valmir Prascidelli (federal) e Marcos Martins (estadual), Padilha visitou a comunidade do Morro do Sabão, que foi urbanizada pelo PAC, com obras de canalização de córrego, contenção de área de risco e moradia popular, pelo “Minha Casa, Minha Vida”.

“Viemos aqui em Osasco mostrar obras já realizadas e que estão realmente beneficiando as pessoas. Engraçado é o governador, agora, marcar uma agenda aqui para anunciar, mais uma vez a implantação do Hospital do Câncer de Osasco, que ele vem prometendo há anos”, disse Padilha, cuja atuação no ministério das Relações Institucionais foi determinante para a liberação dos recursos federais para as obras no Morro do Sabão e, enquanto ministro da Saúde, para a UBS do Jardim Munhoz Junior.

Transporte

Questionado pela imprensa sobre suas ações para os transportes, Padilha também reafirmou seu compromisso com a implantação do Bilhete Único Metropolitano. “Toda pessoa que circular em alguma cidade da Região Metropolitana e precisar pegar ônibus, metrô ou trem vai pagar apenas uma passagem.” O candidato também destacou a necessidade de se modernizar os trens da CPTM, que atendem a cidade de Osasco, pelas linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de iniciar estudos para levar o Metrô até lá, a exemplo do que será feito com Taboão da Serra e Guarulhos.

“Mais Médicos Paulista”

O objetivo do programa é atrair médicos especialistas para a rede pública, com prioridade para as especialidades com muita demanda e grandes filas, como cardiologia, ortopedia, psiquiatria, neurologia e neurocirurgia, urologia, cirurgia pediátrica, otorrino, geriatria, cancerologia, dermatologia. O “Mais Médicos Paulista” vai também estimular a criação dos 16 novos cursos de Medicina já autorizados para o Estado de São Paulo. As faculdades serão nas cidades de Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Guarujá. Além destas 16 cidades, Guarulhos poderá ser a 17ª, dado que aguarda a decisão de recurso para também sediar um novo curso de Medicina.

O programa também prevê a abertura de vagas de residência nas especialidades com maior demanda reprimida. Ao todo deverão ser cerca de 3 mil vagas de residência para as especialidades previstas pelo programa. “São Paulo pode ser o grande centro de formação de especialistas”, comentou o candidato. O programa também prevê a adequação das condições de trabalho (equipamentos, equipe auxiliar, materiais), mantendo articulação com centros de retaguarda e atualização técnica.

Fonte: Analítica Comunicação