Genoino conquista importante vitória, rumo à liberdade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que se tem revelado um homem de bem e um juiz justo, autorizou nesta quinta-feira (7) o ex-deputado federal José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, a mudar do regime semiaberto para o aberto e cumprir o restante da pena de quatro anos e oito meses de privação de liberdade em prisão domiciliar.

genoíno

Nas circunstâncias, é uma sábia decisão. Afirmo, nas circunstâncias, porque rigorosamente o companheiro Genoino não deveria estar preso, cumprindo pena alguma, como não deveriam estar encarcerados o companheiro José Dirceu e demais ex-dirigentes e parlamentares do PT. Genoino e esses companheiros deviam estar em plena liberdade, acrescentando sua vigorosa capacidade de trabalho e luta ao esforço que nós, outros, comunistas, socialistas, democratas, militantes do PCdoB, petistas e ativistas dos movimentos sociais, estamos desprendendo para consolidar a democracia no País e avançar na luta pelas reformas estruturais democráticas.

Nós, comunistas, somos herdeiros da geração que lutou e tombou na Guerrilha do Araguaia e no massacre da Lapa. Somos herdeiros de João Amazonas, Elza Monnerat, Carlos Danielli, Maurício Grabois, Pedro Pomar, Elenira, Osvaldão e tantos outros heróis do povo brasileiro. Fomos por eles educados, no sangue derramado, a cumprir o primeiro dever ético da condição de comunistas – a solidariedade.

Somamos a nossa voz e o nosso empenho aos de todos os que enfrentaram e enfrentam o arbítrio e nos consideramos atingidos e ofendidos pelas brutais sentenças do STF sob a presidência do ex-ministro Barbosa. Estamos aqui, entrincheirados, na luta de ideias, na luta política e social, lado a lado com os injustiçados companheiros. Saúde, alegria no convívio da família e força, companheiro, cuja liberdade do cárcere celebramos.

Seguimos na luta para que se faça a plena justiça.

José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, do Secretariado Nacional do PCdoB