Copa do Mundo fortalece imagem do Brasil como destino turístico
Os executivos responsáveis pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) estiveram na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para apresentar resultados e planejar o trabalho para o restante deste ano, a partir das primeiras impressões dos países onde estão instalados e a identificação do perfil dos mercados, os executivos, após a realização da Copa do Mundo 2014.
Publicado 11/08/2014 11:18
Segundo a chefe de gabinete do Instituto, Kátia Bitencourt, o trabalho desenvolvido pelos profissionais nos mercados que atuam foi fundamental para a Embratur obter dados da demanda turística após a realização do Mundial.
“O Brasil recebeu 1 milhão de estrangeiros no período da Copa, um número expressivo que ajudou na divulgação do País como sede de grandes eventos. Os consultores reportaram o grande interesse pela comercialização do Brasil após a megaexposição que o Mundial gerou nos mercados onde estão instalados”, destacou Kátia, que participou do encerramento do encontro com os profissionais das Américas.
Durante os eventos, os consultores destacaram as tendências e as oportunidades nos mercados onde operam e reforçaram o aumento nas solicitações de informações por novos destinos devido à grande exposição do País durante a Copa do Mundo. Com as informações, a Embratur está trabalhando para a manutenção do fluxo turístico após o mundial de futebol, focando suas ações na diversificação de destinos e na inclusão do Brasil em operadores que ainda não ofertam o País.
“Isso demonstra que o trade turístico está atendendo a forte demanda do público final interessado em visitar o Brasil após o grande evento”, informou a chefe de gabinete. Para o segundo semestre, já se planejou uma agenda intensa de capacitação da rede de distribuição dos maiores operadores internacionais, bem como a continuidade de ações de inclusão de destinos brasileiros em catálogos desses profissionais. “A Embratur entende que cada mercado de atuação se comporta de forma distinta. Com os dados demonstrados, o Instituto irá trabalhar a estratégia de atuação nos mercados para atender as demandas específicas”, finalizou.
A reunião contou com a presença dos consultores da América do Norte I, com base em Nova York; América do Norte II, sediado em Los Angeles; América do Norte III, fixado em Chicago; América do Sul I, com base em Buenos Aires, que atende Argentina, Uruguai e Chile; América do Sul II, com base em Lima, responsável pela Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela. Os responsáveis pelos escritórios na Espanha, Itália e Portugal também estiveram reunidos no Instituto.
Aumento de voos entre junho e julho
De acordo com levantamento realizado pela Embratur, o número de voos estrangeiros para o Brasil aumentou 14% em junho e julho de 2014, na comparação com igual período do ano passado. Por região, o maior crescimento foi registrado nos voos com origem na América Latina, com alta de 20% – passaram de 1.226 para 1.472 voos no período.
“O aumento do número de voos em países vizinhos reforça nossa estratégia de investir no turismo intrarregional para elevar o receptivo de visitantes internacionais do Brasil a um novo patamar”, comemorou o presidente do Instituto, Vicente Neto, que participou da abertura do encontro com executivos da Europa, promovido no último dia 4, na sede da Embratur.
Neto destacou que o Instituto está em fase de planejamento de novas ações. “Entramos em um novo ciclo, com desafios diferentes, e queremos continuar contribuindo para que o turismo internacional cresça de forma sustentável, atingindo assim a meta dos 10 milhões de visitantes estrangeiros em 2020, e a atuação de vocês, executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo, é fundamental para esse alcance”, disse. Segundo ele, uma nova campanha publicitária deverá ser lançada e novos eventos exclusivos sobre o Brasil, com foco nas Olimpíadas de 2016, também estão previstos para este semestre.
Os EBTs
Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.
O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), iniciou essa política em janeiro de 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança tanto dos mercados em que atuam quanto dos órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. O planejamento das atividades dos EBTs é focado na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pelo turismo emissivo em cada país, dentre eles operadores e agentes de viagens, companhias aéreas, formadores de opinião e entidades de classe.
Fonte: Instituto Brasileiro de Turismo
Ministério do Turismo