Estudantes são porta-vozes dos valores solidários

O candidato ao Senado pela coligação “Paraná olhando pra frente”, que tem Gleisi Hoffmann como candidata a governadora, Ricardo Gomyde diz que o “Dia Nacional do Estudante” (11 de agosto) deve ser comemorado com os olhos voltados para a história de conquistas da juventude brasileira.

Ricardo Gomyde

Originário do movimento estudantil, ele lembra que desde o século 18 os estudantes atuam de forma organizada e protagonizam importantes acontecimentos da história brasileira. Segundo Ricardo Gomyde, o processo civilizatório que pôs ponto final no regime escravagista, conquistou a Independência da pátria e proclamou a República teve os estudantes como um dos principais atores.

No século 20, em todas as batalhas democráticas os estudantes estavam presentes. Gomyde participou, como liderança estudantil, de uma das mais importantes — as mobilizações populares que levaram ao impeachment do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello. Como filho de professora, ele diz que aprendeu desde cedo a importância do estudo. “Minha mãe foi professora e lecionou na rede pública de ensino por 30 anos. Portanto, a Educação sempre esteve muito presente em nossa família”, comenta.

Como diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ricardo Gomyde lutou pela melhoria do ensino, defendeu a gratuidade das universidades públicas e combateu os aumentos abusivos das faculdades particulares. “Hoje, olho para trás e vejo como valeu a pena. Muitos de nossos sonhos estão se realizando com o Plano Nacional de Educação (PNE), com o aumento do investimento em educação e a garantia de investimentos pesados dos recursos do pré-sal”, afirma.

Quando foi deputado federal, Ricardo Gomyde assumiu a vice-presidência da Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Congresso Nacional, entre 1995 a 1999. “A Educação é um tema pelo qual continuarei trabalhando. Um país se desenvolve com uma educação de qualidade. Tivemos muitos avanços com o Prouni (Programa Universidade para Todos, do governo federal), que permitiu o acesso de nossos jovens às universidades, a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes e o aumento de investimento no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Mas vamos melhorar muito ainda”, diz ele.

O “Dia Nacional do Estudante” foi instituído em 1927, no centenário dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil. “Os estudantes são porta-vozes dos valores solidários, das bases do progresso social. Em defesa desses valores, da educação como melhor instrumento de mobilidade social, os estudantes e seus representantes continuarão sempre a ser agentes de intervenção. Não tenhamos ilusões: apenas com uma sociedade mais qualificada conseguiremos avançar. Só os que se beneficiam dos custos da ignorância atuam contra os investimentos pesados em educação”, avalia Ricardo Gomyde.

Fonte: Coligação Paraná Olhando Pra Frente (PT/ PDT/ PCdoB/ PRB/ PTN