Chineses prestam homenagem aos 110 anos de nascimento de Deng Xiaoping

Como parte das comemorações pelos 110 anos do nascimento de Deng Xiaoping, foi lançada na China uma biografia do líder. A Coleção Deng Xiaoping é composta por três livros e coleciona 406 artigos escritos por um dos principais líderes da história do país.

Deng Xiaoping - China Daily

Com mais de 800 mil caracteres, o ex-líder especifica suas opiniões e ideias sobre economia, política, cultura, nacionalidades, frente de unificação dos partidos e construção do Partido Comunista da China.

A obra mostra o pensamento e a exploração de Deng Xiaoping na construção do caminho socialista, de caráter chinês, quando ele trabalhava como membro importante da primeira geração de lideranças chinesas, que teve em seu núcleo o presidente MaoTsé-Tung.

A Biografia de Deng Xiaoping divide-se em dois volumes, com mais de um milhão de caracteres. O livro relata a trajetória de Deng desde sua juventude até o retorno ao palco político, após ser derrubado durante a Grande Revolução Cultural, mostrando seus êxitos e contribuições à nação chinesa.

O líder comunista chinês foi um dos principais inspiradores de grandes reformas políticas e econômicas na China. Deng foi ligado ao Partido Comunista desde a juventude e participou ativamente da implantação do comunismo na China. Atuou em altos cargos no governo, como vice-primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Comunista. 

Da redação do Vermelho
com informações da Rádio China