Brasil avança na preservação da Amazônia, diz relatório norueguês
Relatório da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad, na sigla em inglês) mostra avanços do governo brasileiro na conservação da região amazônica. De acordo com o documento, divulgado nesta semana, houve forte queda na taxa de desmatamento do Brasil e nas emissões de gases-estufa do País.
Publicado 21/08/2014 14:58
Projetos financiados com dinheiro norueguês no Brasil estão “traçando o caminho para futuras reduções”, afirma o relatório. Segundo a agência, o Brasil teve sucesso em evitar desmatamento de 6,2 milhões de hectares entre 2007 e 2013, impedindo emissão de três bilhões de toneladas de dióxido de carbono.
A Noruega é um dos principais parceiros do Brasil em projetos de conservação ambiental. Com economia fortemente lastreada pela produção de petróleo e gás, o país investiu 10,3 bilhões de coroas (o equivalente a US$ 1,7 bilhão) entre 2008 e 2013 no combate ao desmatamento de regiões tropicais. Só o Brasil recebeu US$ 720 milhões em apoio a programas ambientais.
O país nórdico atua em parcerias com o Ministério do Meio Ambiente, dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em projetos que beneficiam populações que dependem da floresta para sobreviver.
Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara