China planeja expandir política de isenção de visto

A China poderá expandir sua política de estadia de 72 horas sem visto aos estrangeiros a fim de impulsionar o turismo do país.

Passaporte eletrônico chinês

As autoridades chinesas estão tomando medidas para expedir o processamento de visto e otimizarão gradualmente o esquema de estadia sem visto para os passageiros internacionais em trânsito, disse o Conselho de Estado, gabinete chinês, em uma diretriz publicada nesta quinta-feira (21).

A política já cobre os visitantes estrangeiros às cidades de Pequim, Xangai, Cantão, Kunming, Chengdu, Chongqing, Shenyang, Dalian, Guilin e Xi'an.

A China espera que a expansão do programa ajude a impulsionar o turismo para a Ásia, centro e leste da Europa e África.

O Conselho de Estado disse tambám visar facilitar o processo para as agências de turismo estrangeiras conseguirem certificados de negócio das autoridades turísticas locais.

Os chineses que viajam no exterior estão entre a população de turismo em maior crescimento devido ao crescimento estável das rendas, o que resultou em um enorme deficit de despesa com os turistas estrangeiros à China.

De acordo com a Academia Chinesa de Turismo, a diferença entre o dinheiro gasto pelos turistas chineses no exterior e a despesa dos turistas estrangeiros na China é cerca de US$ 100 bilhões.

As políticas preferenciais estipuladas na diretriz devem atrair mais turistas estrangeiros à China.

Fonte: Xinhua