O trabalho dos comunistas na República Popular de Donetsk

O Portal Vermelho publica a seguir uma pequena entrevista realizada por Ilya Smirnov, do site Red Soviet, a um membro do Comitê de Comunicação Social da República Popular de Donetsk e traduzida pelo site galego Diário Liberdade.

Lenin e a bandeira da República Popular de Donetsk

A eleição do comunista Boris Litvinov como presidente do Conselho Supremo da República Popular de Donetsk é uma guinada à esquerda na ideologia do país, ou se faz caso omisso das autoridades de Kiev para dissolver a facção do Partido Comunista no Parlamento?

Devo dizer que a orientação de esquerda temos a partir dos primeiros dias da república. A República Popular de Donetsk nasceu sob os hino da União Soviética e da Internacional, e se estudarmos a Declaração de Soberania dos Estados da República Popular de Donetsk, veremos princípios bastante socialistas, como o apoio à propriedade pública, a eliminação da oligarquia, entre outros.

Obviamente, a posição política foi se deslocando mais para a direita, devido ao fato de que é a resposta adequada à solicitação de ajuda diante da guerra desencadeada por Kiev.

Vimos as declarações do primeiro-ministro de respeitar a propriedade privada, foi uma tentativa de empurrar através de uma constituição, que foi escrita conforme os princípios ideológicos corretos. Mas o país se encontra em uma posição sob tais circunstâncias que a mudança política à esquerda na República é inevitável e é apenas questão de tempo.

Sobre Boris Litvinov, ele foi eleito pelos seus serviços e experiência. Anteriormente, se viu envolvido na organização da indústria, tem uma ampla experiência em posições de liderança. E o mais importante, ele tem 80% dos méritos da realização do referendo.

Que peso têm no governo os membros do Partido Comunista, organizações como o Borotba e a esquerda independente?

Estão entre os principais membros. Além de Boris, podemos falar de Pavel Gubarev, cuja persistente linha de esquerda é contínua. Ainda em 2005, quando a República Popular de Donetsk nem existia, havia uma organização "República de Donetsk", cujo ideólogo era Andrey Purgin, na qual o socialismo foi declarado como a base econômica da futura república.

Purgin agora ocupa o cargo de vice-primeiro-ministro. O sentimento pró-soviético está muito difundido nos órgãos de segurança do Estado da República Popular de Donetsk.

Sobre o Borotba, tem previsto estabelecer um comitê de controle dos trabalhadores, que controlará e protegerá os direitos dos trabalhadores e as campanhas na força de trabalho, um de seus ativistas trabalha com nossos no Ministério de Informação.

Como podem se unir pessoas com diferentes pontos de vista: de um lado os cossacos, os monarquistas, os imperialistas e de outro os socialistas e comunistas?

Com alguma dificuldade, obviamente, mas a guerra está muito próxima de todos nós, é nosso inimigo em comum. Se nos encontramos, não podemos evitar as futuras diferenças ideológicas. Mas se não, essas diferenças não terão nenhum valor, porque vamos cavar juntos nossas tumbas.