Líderes da Rússia, Ucrânia e União Europeia discutirão crise ucraniana

Segundo o governo russo, o presidente, Vladimir Putin, e os líderes da União Aduaneira (Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão), terão, no próximo dia 26 de agosto, um encontro com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, para discutir a atual crise. Representantes da Comissão Europeia participarão também da reunião.

Conflito de rua na Ucrania

Segundo o porta-voz de Putin, o encontro será realizado em Minsk, capital da Bielorrússia. Na ocasião, será discutida a situação humanitária, além das relações futuras entre a União Aduaneira e a Ucrânia. Porém, o porta-voz não revelou se Putin e Poroshenko vão realizar um encontro bilateral.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou que vai enviar para a reunião a alta representante para assuntos externos e política de segurança da União Europeia, Catherine Ashton, o comissário para o comércio, Karel de Gucht, e o comissário para a Energia, Günther Oettinger. Segundo declaração, Barroso está acompanhando a circunstância de segurança na Ucrânia e condenou os recentes ataques a vários veículos transportando refugiados no leste do país.

Os temas da reunião devem incluir a implementação do Acordo de Associação Ucrânia – União Europeia, a segurança de energia e a circunstância no leste da Ucrânia.

A crise na Ucrânia começou em meados do mês de abril deste ano, quando a população do leste do país não aceitou a tomada de poder por parte das atuais autoridades. Desde então, as forças militares uranianas, conduzidas pelo governo estabelecido, têm feito incursões contra as pessoas contrárias ao atual regime.

Países ocidentais acusam a Rússia de influenciar os rebeldes e de fornecer armas, fato este negado pelo país que garante não ter qualquer envolvimento com a situação no leste ucraniano.

Da redação do Vermelho,
com informações da Rádio China internacional