Jandira destaca programa da Frente Popular de Esquerda no Rio
A campanha da deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) não para. Neste domingo (31), a parlamentar começou a sua agenda participando, junto com o candidato ao Governo do Estado, Lindberg Farias, de uma carreata que percorreu mais de 30 km em São Gonçalo. Durante a atividade, quando a Frente Popular de Esquerda teve uma recepção calorosa dos gonçalenses, Jandira afirmou que a cada atividade de rua fica nítida a ausência da ação Estado.
Publicado 01/09/2014 15:41

“Ontem na Zona Oeste e, hoje em São Gonçalo, os problemas são idênticos. Falta saneamento básico, hospitais e a mobilidade urbana não existe. Mas essa realidade tão sofrida está com os dias contatos, pois Lindberg vai ganhar as eleições com um projeto à esquerda. O Rio vai ficar bem melhor”, avalia a candidata.
Segundo Lindberg, “vamos derrubar este muro que separa o Rio do cartão-postal do Rio esquecido, que é a Baixada Fluminense, a Zona Oeste e São Gonçalo”.
À tarde, Jandira e Lindberg foram recebidos por mais de 400 convidados que estavam no aniversário da deputada estadual e candidata à reeleição Enfermeira Rejane, do PCdoB.
Apoio das mulheres
Na noite de sexta-feira (29), Jandira se juntou a centenas de mulheres de todo o estado do Rio para apoiar a eleição de Lindberg Farias ao Governo do Rio. O ato ocorreu na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A única mulher líder de bancada no Congresso Nacional, Jandira Feghali disse que com a eleição de Dilma e Lindberg, “iremos impulsionar o crescimento econômico, ampliar o universo cultural e a presença feminina em todos os espaços. Vamos reafirmar a democracia”.
Para Jandira, a sociedade ainda precisa superar culturalmente o chamado processo de dominação, propriedade e de agressão às mulheres: “Todos devemos comemorar a Lei Maria da Penha em vigor. Mas é preciso avançar mais, principalmente na relação de posse entre os gêneros. É preciso que mais mulheres continuem denunciando e enfrentando, pois só assim conseguiremos alcançar a cultura de paz no Brasil”, alertou.
Ilvanery Penteado, presente ao evento, disse que tem o maior orgulho em votar na Jandira: “Voto na parlamentar desde a primeira eleição dela. Ela passa confiança e esta sempre ao lado das reivindicações das mulheres. Por isso no dia 5 de outubro vou cravar 6565 para federal”.
Moradora de Belford Roxo, Celia Pereira ficou entusiasmada em reencontrar Jandira: “Você é uma parlamentar que tem como marcas a coragem e a ousadia. A sua luta contra a violência da mulher é um exemplo de atuação que deveria ser seguido por outros candidatos. Estamos com você. É 6565″.
Estrutura e orçamento
O candidato ao Governo do Estado, Lindberg Farias, assumiu o compromisso de criar uma Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres com estrutura e orçamento.
“É inadmissível que a mortalidade materna no Rio seja a segunda maior do país. Isso mostra o descaso do governo Cabral e Pezão com a questão de gênero. Uma das soluções para mudar esse realidade é disponibilizar recursos para que se possa investir em políticas públicas”, avalia o candidato.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres do Rio, Ana Rocha, “as desigualdades de classe, gênero e raça são eixos estruturantes da matriz da desigualdade social no Brasil. As políticas de crescimento econômico devem considerar essas diferenças. Se o trabalho é via de superação da pobreza, a questão da igualdade é fundamental ao trabalho decente”.
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Eleonora Meninucci, presente ao evento, disse que Lindberg é único candidato capaz de avançar com as políticas públicas para as mulheres do Rio de Janeiro, mas fez uma ressalva: “Como pode um país que quer fazer a reforma política não pensar na igualdade de gênero?”.
Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria da Candidata