Manchetes do tempo em que a turma de Aécio e Marina governavam 

Leia abaixo as principais manchetes da época em que os ideólogos neoliberais comandaram o Brasil: o "novo" que pregam é apenas a repetição de um passado sombrio. 

O PSDB quer voltar ao poder com Aécio. Algumas figuras conhecidas do setor financeiro querem voltar ao poder com Marina Silva. Relembre por meio de jornais como foram os 8 anos em que essas pessoas governaram o Brasil e tire suas conclusões. É importante saber que a equipe econômica de Marina Silva é comandada por André Lara Resende (ex-presidente do BNDES no governo FHC). A equipe econômica de Aécio é comandada por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central também no governo FHC. Ambos foram protagonistas da história que vamos mostrar aqui:

1) Desemprego

O governo do PSDB/FHC praticamente dobrou a taxa de desemprego do Brasil em oito anos. Os juros altos, a política cambial irresponsável e as privatizações foram os principais responsáveis, segundo especialistas.

No início do governo Lula, em 2003, o desemprego ainda era o maior problema do país. Nos 12 anos dos governos Lula/Dilma, foram gerados 20 milhões de empregos com carteira assinada e a taxa de desemprego caiu pela metade. Hoje felizmente o desemprego deixou de ser um assunto no noticiário.

2) O Endividamento do país

No governo FHC, a dívida pública passou de 30% para 61% do PIB, mesmo com a venda de patrimônio público por meio das privatizações, como no caso da Vale. Ou seja, em oito anos FHC contraiu uma dívida equivalente ao que o Brasil demorou 500 anos para constituir. No governo petista, a dívida recuou de 61% para o nível atual de 35%. Mesmo com o aumento da dívida, no governo FHC a carga tributária aumentou de 27% para 33% do PIB. Ou seja, nem mesmo o aumento de tributos foi capaz de regularizar as contas públicas.

3) A consequência do desemprego: Miséria e fome

Com o desemprego, a fome e a miséria se alastraram por todo o país. Depois que Lula assumiu em 2003 e turbinou o Bolsa Família, essa realidade melhorou bastante. Infelizmente, muitas pessoas até hoje não conseguem entender a importância do programa.


 
4) As consequências da explosão da Dívida Pública: Brasil se humilha pedindo empréstimos ao FMI, colpaso da bolsa, volta da inflação e sucateametno dos serviços públicos.

A inflação que no governo Dilma está em 6,5% ao ano, foi de 5,19% só no mês de novembro de 2002. No último ano de FHC, a inflação medida pelo IBGE foi de 12,51%, o dobro da atual inflação de Dilma. Diga-se de passagem, a inflação média do governo Dilma é a mais baixa se comparada com Sarney,Collor, FHC (9,15% de média) e Lula( 7% de média).

 

5) Você pensa que a saúde de hoje não poderia ser pior? Imagina na época que não existia Farmácia Popular, Samu, Mais Médicos…

6) Corrupção desenfreada e aparelhamento do Estado

O PSDB que hoje faz o discurso “moralista” se envolveu nos maiores escândalos de corrupção da história moderna do país.



 

Fonte: Carta Maior
Créditos da foto: George Gianni / PSDB