Pré-sal é garantia de independência, afirma Dilma em programa de TV

Independência e pré-sal são temas do programa de TV da candidata à reeleição Dilma Rousseff neste sábado (6), véspera do. “A independência é uma conquista que deve ser fortalecida todos os dias. No passado foi a luta pela democracia. Há 12 anos tem sido o combate às desigualdades. Nesse momento é a defesa do pré-sal, essa imensa riqueza que é o nosso passaporte para o futuro”, disse Dilma.

Dilma TV - Reprodução

O programa destacou a importância desse recurso natural para o desenvolvimento do Brasil e mostrou o quanto a proposta da candidata Marina Silva (PSB) ameaça essa riqueza nacional. “A candidata Marina Silva tem defendido o fim da prioridade ao pré-sal. Em termos práticos, isso significa abandonar ou desacelerar a exploração dessa imensa riqueza com conseqüências terríveis para o desenvolvimento do Brasil“.

Dilma destacou que o pré-sal já beneficia o povo brasileiro e vai continuar trazendo avanços quando os recursos garantidos pela sistema de partilha, implantado pelos governo de Lula e Dilma, trarão mais recursos para a educação, saúde, produção industrial e geração de emprego e renda.

“É justo desperdiçar a chance única que o petróleo do pré-sal oferece ao Brasil? Eu tenho convicção que não e vou lutar com todas a minha forças contra esse absurdo”, enfatizou a presidente candidata à reeleição.

Dilma frisou que conhece Marina e acredita “que não é uma pessoa mal intencionada”, mas a que tem se revelado “uma candidata com visões profundamente equivocadas” e suas propostas repetem erros “cometidos pelos governos tucanos que levaram ao desemprego e arrocho salarial”.

“Marina chega a dar passos ainda mais atrás do que os governos tucanos. Defende a autonomia legal do Banco Central e uma menor atuação dos bancos públicos na economia. Isso traria juros mais altos, recessão e forte diminuição de crédito para a agricultura, a moradia popular, o transporte público, a infraestrutura e setores estratégicos que precisam de empréstimos a juros mais baixos e com prazos mais longos“, destacou Dilma.

Lula

O programa também exibiu depoimento do presidente Lula durante comício em Recife, Pernambuco, em que repudia a proposta de Marina. “É esse petróleo que vai dar a nossa juventude a oportunidade de estudar que eu não tive. E eu quero que cada filho, de cada trabalhador de fazer uma universidade de ser chamado de doutor”, disse emocionado o ex-presidente.

“Um país independente é aquele que aproveita suas riquezas naturais para avançar, ao invés de desperdiçá-las. É aquele que encontra receitas próprias e inovadoras para vencer as crises, ao invés de repetir fórmulas que já deram errado no passado”, finalizou Dilma.

Da redação do Portal Vermelho