Cloves Geraldo: Luiz Aparecido da Silva, um grande articulador

O falecimento do jornalista Luiz Aparecido da Silva, 66 anos, neste sábado, 06 de setembro, às 9h45 em Brasília, encerra uma história de militância de esquerda revolucionária no Brasil. 

Por Cloves Geraldo*

Luiz Aparecido

Cloves Geraldo, colunista do Vermelho, militou e trabalhou com Aparecido em diversos jornais e revistas em São Paulo e Vitóriae Política, onde cursava Sociologia, a militante da AP (Ação Popular) e do PCdoB, este filho de baianos, nascido em Penápolis, interior paulista, foi preso e torturado pela ditadura civil-militar de 64. Sobreviveu a ela trabalhando nas redações dos jornais Diário de São Paulo, Diário Popular e da revista Manchete nos anos 70, na capital paulista.

No início dos anos 80, transferiu-se para Vitória, Espírito Santo, onde trabalhou no Jornal A Tribuna e foi um dos fundadores do Jornal político VidaVitória. Este foi uma das publicações mais influentes entre os meios intelectuais e políticos do estado, no final dos anos 80 e início da década de 90. Nos últimos anos se dedicava a registrar sua agitada trajetória de militante revolucionário em vídeo.

Grande articulador político, ele contribuiu para a reorganização do PCdoB naquele estado, no início dos anos 80, e teve participação decisiva na formação da frente pelas Diretas Já. Sempre aberto ao diálogo, ajudou a ampliar a organização e a influência do Partido nos movimentos populares capixabas e, inclusive, elegendo deputado estadual e vereador na capital. Após uma década, se transferiu para Brasília, onde continuou sua militância.

Ávido leitor e aficcionado de cinema e música, Aparecido foi um dos fundadores do Grupo da Cacimba, nos meados dos anos 70 e do Jornal Capoeira. Dentre as contribuições do Grupo estão a exibição e debates de filmes e a publicação de antologias (contos, novelas e poesias). Ultimamente se dedicava ao seu blog, com lúcidas análises políticas. E, além disso, cultivava amizades e não dispensava uma boa polêmica. Vai deixar saudade!

*Cloves Geraldo é colunista do Vermelho, militou e trabalhou com Aparecido em diversos jornais e revistas em São Paulo e Vitória.