Duas novas universidades federais iniciam atividades na Bahia

Duas das novas universidades federais instaladas na Bahia iniciam as atividades nesta semana, com cerimônias de inauguração. Na última segunda-feira (8/9), aconteceu a aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e, nesta terça-feira (9) será a vez da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras.

Em Itabuna, a aula magna contou com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Educação, José Henrique Paim. A instituição de ensino já possui 800 alunos matriculados – aproximadamente 95% dos estudantes são da região sul e 85% concluíram o ensino médio em colégios públicos.

“Tenho a honra de, nos últimos 12 anos, ter participado da inauguração de cinco universidades federais na Bahia. É algo que chama a atenção”, disse o governador, após lembrar que a região sul da Bahia tem ainda uma universidade estadual, situada em Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Novidades

O ingresso na UFSB é pelos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e pelas licenciaturas interdisciplinares. O reitor da universidade, Naomar Almeida, explicou que, nesta modalidade, “o aluno não entra direto no curso profissional, mas entra na universidade e faz suas escolhas durante o percurso de formação, podendo mudar se quiser”.

Ainda conforme o reitor, para a transmissão dos conteúdos que partirão das sedes para os colégios universitários será utilizada tecnologia digital e recursos audiovisuais. O modelo de ensino que faz com que cada aluno seja colaborador, tutor, orientador, monitor de colegas. Isso potencializa, segundo o reitor, a capacidade da universidade de agregar conhecimento para a formação e inclusão social.

“Criamos um modelo com uma rede de colégios universitários em municípios da região com mais de 20 mil habitantes. Os alunos podem assistir às aulas da universidade sem sair de onde moram e só vem para as três sedes – Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas para completar seus cursos”, finaliza Almeida.

Da Redação.
Colaborou: Secom-BA