Corinthians lança manifesto contra a homofobia

O clube da cidade de São Paulo assumiu uma postura de não tolerância à homofobia e pede, entre outras coisas, o fim do grito de “bicha” nos estádios.

Manifesto do Corinthians contra homofobia

O Corinthians deu, na manhã desta sexta-feira (12), um importante passo na luta por um futebol mais plural, democrático e menos machista.

Detentor de uma das maiores torcidas do país, o clube divulgou em sua página oficial no Facebook um manifesto contra a homofobia.

O posicionamento vem apenas três dias depois que um jovem foi assassinado em Goiás por motivações homofóbicas e que vem gerando comoção nacional.

No manifesto, o clube ressalta suas origens populares e a constante luta que travam em sua torcida contra o elitismo e o racismo. Também é destacado o papel que o Corinthians assumiu durante a chamada “Democracia Corinthiana”, da década de 1980, em um movimento inédito que uniu o esporte à luta por democracia.

“Aqui não há, e nem pode haver, homofobia. Pelo fim do grito de “bicha” no tiro de meta do goleiro adversário”, diz o documento.

Confira, abaixo, o manifesto na íntegra:

“Aqui é o time do povo. Do povo e para o povo. Desde 1910, aqui se combateu o elitismo e o racismo. Aqui houve pioneirismo na inclusão social e racial. Aqui não tem pobre, rico, negro ou branco. Aqui somos todos Corinthians. Aqui nos engajamos para ir às ruas e brigas pelas ‘Diretas Já’ em um movimento inédito e histórico que uniu o futebol e democracia. Como fazemos na arquibancada e em campo, aqui lutamos até o fim para que todos sejam iguais. E, aqui não há, e nem pode haver, homobia. Pelo fim do grito de ‘bicha’ no tiro de meta do goleiro adversário. Porque a homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão. Aqui é Corinthians”.

Fonte: SpressoSP