China: decisão da Assembleia sobre sistema de Hong Kong é correta

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, afirmou nesta terça-feira (16) em uma coletiva de imprensa que a decisão sobre a reforma do sistema político em Hong Kong, que foi feita pelo Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China(APN), é completamente correta.

Hong Lei, porta-voz da chancelaria chinesa

O embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, divulgou recentemente um artigo no jornal britânico, The Daily Telegraph, no qual criticou os comentários do último governador britânico de Hong Kong, Christopher Francis Patten, em relação à questão da reforma do sistema político da região.

Segundo Hong Lei, o texto do embaixador chinês indicou que, enquanto Hong Kong era colônia do governo britânico, o Reino Unido nunca planificou o sistema político da região e também não deu nenhuma oportunidade de eleição pública aos cidadãos da região, o que representa uma realidade básica da história.

Hong Lei afirmou que a decisão do Comitê Permanente da APN corresponde ao princípio de Um País, dois Sistemas, e também à Lei Básica de Hong Kong, o que é favorável para manutenção da prosperidade e da estabilidade da região.

Fonte: Rádio Internacional da China